O MEU VERBO PREFERIDO

EO 2019 Partilhas por Catarina Furtado
  • slider

A Corações Com Coroa trabalha seguindo um lema em que acredito cegamente: é possível, todos os dias, melhorar a vida de alguém. Desta forma, a vida de cada um de nós faz muito mais sentido.

Partilhar. Quando fiz 40 anos decidi pôr em prática, de forma consistente e profissional, o meu verbo de eleição. Fundei a Corações Com Coroa (CCC), associação sem fins lucrativos e organização não governamental para o desenvolvimento. A experiência que acumulei em dezoito anos como voluntária da ONU, enquanto embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, não me deixou alternativa senão atuar diariamente em prol da faixa da população que mais sofre com as desigualdades sociais no mundo inteiro, incluindo Portugal: as raparigas e as mulheres (e, por consequência, os seus filhos e filhas).

A CCC trabalha seguindo um lema em que acredito cegamente: é possível, todos os dias, melhorar a vida de alguém. É minha convicção que, desta forma, a vida de cada um de nós faz muito mais sentido – e a pegada solidária que deixamos nunca irá desaparecer da Terra.

Ao longo destes anos, testemunhei demasiadas mortes evitáveis, injustiças sociais e sofrimentos que, apesar de não serem por mim vividos nem pelas pessoas de quem mais gosto, se agarraram como tatuagens à minha consciência e empatia. A CCC fornece serviços de atendimento gratuito nas áreas da psicologia, da assistência social, do aconselhamento jurídico e alimentar, do combate à discriminação e à violência (em particular a doméstica e no namoro). Promove a inclusão social, a educação (com a atribuição de bolsas de estudo), a saúde (através de cursos de parentalidade positiva, por exemplo) e a reflexão sobre Direitos Humanos (com conferências anuais, eventos “CCC Café Convida” e prémios de Comunicação).

Escrevo-vos à mesa de um dos maiores sonhos tornados realidade da associação: o CCC Café. Um projeto pioneiro, social, cujas receitas revertem na íntegra para dar emprego às nossas colaboradoras, contribuir para o trabalho da sede e promover uma cultura de solidariedade. “Sinta-se em Causa”, “consuma com responsabilidade social”, “apoie quem apoia” são frases-convite que têm chegado a muitas pessoas – e também ao coração coroado do Estrelas & Ouriços, provocando esta parceria escrita com um ingrediente mágico: a boa vontade.

“Dar e receber” é uma expressão que uso vezes sem conta e que é permanentemente intercetada e concluída por um dos meus filhos ou enteados. Por isso, proponho que venha visitar-nos ao CCC Café, tomar o pequeno-almoço, almoçar ou lanchar. Aposto que irá receber pelo menos um sorriso gigante, o que não é pouco, mas prometo que a experiência não ficará por aí… Até já!


Catarina Furtado