NUVEM VITÓRIA

EO 2018 Voluntariado | Fonte: Associação Nuvem Vitória
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Associação Nuvem Vitória propõe-se, através de uma equipa de Voluntários - com formação contínua por profissionais qualificados - ajudar na criação de rotinas na Pediatria, criando dinâmicas que visam a hora de desligar aparelhos eletrónicos, arrumar os brinquedos e preparar para dormir.

Os voluntário retomam o hábito da leitura da história para adormecer, muitas vezes esquecido, sobretudo em ambiente hospitalar.

Iniciado em 2016, com um projeto piloto, diário, com implementação em pisos selecionados com a ajuda dos profissionais de saúde, foi medido qualitativamente o impacto desta ação junto dos próprios profissionais de saúde, das crianças e dos pais.

Os doentes hospitalizados estão mais vulneráveis a problemas do sono devido à doença e à exposição a tratamentos médicos e ambiente hospitalar. O ritual antes de dormir ajuda a criança a adormecer melhor. Esse ritual inclui, entre outras coisas, o lavar os dentes, o desejar as boas noites aos familiares e a leitura da história que também tem o efeito de estimular o hábito de leitura. Devem ser escolhidas histórias calmas, com final feliz e que não contenham episódios assustadores que poderão levar a criança a ter pesadelos.

A ação foi desenvolvida com crianças dos 0 aos 18 anos, internadas no Serviço de Internamento Pediátrico do Piso 6, do Hospital de Santa Maria (Hematologia, Neurologia, Metabólicas e Unidade Pluridisciplinar Assistencial).

Em 2018, a Associação Nuvem Vitória prevê a expansão deste serviço para os hospitais de Alcoitão, Braga e Almada.