UMA VIAGEM AO MEIO DE PORTUGAL

EO 2017 Centro de PortugalMuseus e Passeio
  • slider
  • slider
  • slider

Vila de Rei é mesmo no meio de Portugal. É lá que está o marco geodésico que determina o centro do país. Uma zona lindíssima, cheia de coisas para visitar, num passeio para toda a família.

Seguindo as setas chega-se ao desvio para o Picoto da Melriça. Estamos no Centro Geodésico de Portugal, o que significa estar no centro do país. É apenas uma curiosidade mas a verdade é que a uma altitude de 600 m, o local permite uma visão de 360º sobre um horizonte vastíssimo e lindíssimo, em que se pode ver a Serra da Lousã e a Serra da Estrela, a quase 100 km de distância. Para os mais novos, para além da brincadeira de estarem no meio do país, ficam a saber o que é um marco geodésico e se entrarem no Museu da Geodesia, mesmo ao lado, ainda vão saber muito mais, por exemplo, como se fazem os mapas e como foi a evolução da cartografia em Portugal desde o século XIX. Este museu é único em Portugal.

Depois desta verdadeira aula, siga para Vila de Rei onde no Museu Municipal, num edifício histórico da Rua Direita, pode viajar no tempo e andar cerca de 100 anos para trás. Pelas salas do museu há um verdadeiro retrato ao vivo do que foram momentos e pormenores da intimidade de gerações distantes. Vão ficar maravilhados. Lá dentro está o retrato de uma casa de uma família abastada de agricultores de finais do século XIX, inícios do século XX. São cinco divisões, cada qual exemplificando a relação entre o trabalho, o lazer ou a religião. Vão adorar ver o quarto dos pais, da rapariga e do rapaz ou a zona nobre da casa onde a família ceava em ocasiões especiais como a Páscoa e o Natal. O mais impressionante, principalmente para os mais pequenos, é a variedade de pequenos objetos da época que ilustram bem o modo de vida antigo, que eles já não conheceram. A cozinha e a despensa vão fazer as delícias.

Vila de Rei é uma zona do país muito sacrificada pelos incêndios florestais. A relação com o fogo é, por isso, muito próxima. De tal forma que existe um Museu do Fogo e da Resina. É um museu verdadeiramente inovador, concebido com conteúdos de qualidade e através de uma interatividade pedagógica e dinâmica muito atrativa para os mais novos. O espaço quer mostrar a relação que o fogo tem como o modo de vida das comunidades que habitaram e habitam a zona de Vila de Rei. Uma coleção de caixas de fósforos fará as delícias de todos. Por outro lado, o museu revela-nos arte tradicional da exploração da resina, uma arte que já poucos sabem o que é. O Museu do Fogo e da Resina pretende homenagear os bombeiros portugueses. Visitá-lo é, também, uma homenagem nossa aos soldados da paz.

Para que o fim de semana seja em grande, inesquecível mesmo, a solução mais entusiasmante para passar a noite é ir até à aldeia mais antiga do concelho de Vila de Rei, a Água Formosa. Trata-se de uma bonita aldeia de xisto. As várias casas para turismo são verdadeiramente lindas e muito confortáveis. Chegar à aldeia ao som da água e da natureza e dormir num espaço tão calmo leva-nos para muito longe do reboliço das cidades… até dá vontade que o passeio não chegue ao fim.


CONTACTOS:

Museu Municipal Vila de Rei
274 890 010

Museu do Fogo e da Resina
274 898 518

Museu da Geodesia
274 890 010

Aldeia de Xisto - Aldeia Água Formosa
964 033 016 / 919 275 993