UMA AVENTURA NA SERRA DA LOUSÃ

EO 2017 Centro de PortugalPasseioM/0
  • slider
  • slider

A nossa proposta convida a descobrir e explorar uma região onde o rio se transforma em pista de canoagem, a floresta em trilho para caminhadas e a tradição num evento cultural único.

A Serra da Lousã! Aqui encontram ainda praias fluviais de água cristalina, monumentos, castelos e museus. Querem melhor?

Para um fim de semana em cheio comecem por visitar o Castelo da Lousã, também chamado Castelo de Arouce, fica a alguns quilómetros da Vila da Lousã, situado num estreito contraforte da Serra. Não se sabe ao certo quando foi edificado, mas a tradição popular conta que na época da ocupação muçulmana, um emir o terá construído para proteger a sua filha, um mistério que poderá aguçar o interesse dos mais novos pela História.

Mesmo ali ao lado encontram as piscinas da Senhora da Piedade, uma praia fluvial natural na ribeira de S. João, que, depois de um banho refrescante, é o local ideal para um piquenique. Mas se preferirem também têm neste local, à vossa disposição, um simpático restaurante.

Dediquem a parte da tarde às aldeias de Xisto. Sigam na direção de Castanheira de Pêra, e visitem a aldeia de Candal, fica perto da estrada o que facilita a visita. Subam as inclinadas ruas desta aldeia e, ao chegarem ao miradouro, serão recompensados com uma belíssima vista sobre o vale.

Na Rede de Lojas Aldeias do Xisto encontram a recordação perfeita, desde o tradicional ao moderno, e não deixem de provar o queijo, o vinho, as ervas aromáticas, as infusões e a doçaria regionais.

Para domingo têm duas opções: uma atividade organizada, são inúmeras as empresas da região que oferecem as atividades clássicas, (como passeios pedestres e canoagem), mas dispõem também outras atividades mais originais, de que destacamos a sobrevivência educativa, em que através de exercícios difíceis, mas seguros, as crianças poderão aprender a lidar com situações desconhecidas; a caça ao tesouro em que é exercitada a orientação assistida (Montes d'aventura); ou a animação cultural e etnográfica que inclui as rotas do azeite e da farinha e da broa (Transserrano). A Lousitânea (Liga dos Amigos da Lousã) sugere atividades muito originais, visitem a maternidade de árvores autóctones e tornem-se padrinhos de um exemplar que poderão visitar e ir acompanhando o seu crescimento.

A segunda opção será explorar o centro histórico da vila da Lousã e o Eco-Museu da Serra da Lousã onde poderão ficar a conhecer os meios de subsistência das populações serranas desde tempos imemoriais.