UM PASSEIO INESQUECÍVEL A GOUVEIA

EO 2017 Centro de PortugalMuseu e Parque
  • slider
  • slider

Quem vai esquecer o Museu das Miniaturas, ou os javalis e os gamos do Parque Ecológico de Gouveia?

Já para não falar da noite passada no yurt da Mongólia, no Eco Resort do Vale do Rossim.

Um fim de semana na Serra da Estrela é sempre um programa desafiante para uma família, seja no inverno, seja quando ainda não há neve na serra. Entre as muitas opções de escolha, Gouveia pode ser uma ótima ideia para dois dias de grande animação e divertimento que todos vão lembrar mais tarde.

O passeio adivinha-se ecológico, aproveitando o ar livre e as paisagens deslumbrantes da serra. E nada melhor do que começar a manhã pelo Parque Ecológico de Gouveia. Está situado numa zona rural, mesmo a chegar à cidade.

No parque vivem cerca de 80 animais, de 16 espécies diferentes. Quem não vai adorar ver de perto os bonitos veados e gamos ou os endiabrados saca-rabos? Também há faisões, javalis, patos, cabras, ovelhas e simpáticos burros. Mas, claro, todos vão ficar apaixonados é com os cães Serra da Estrela. Então se houver crias, ninguém vai resistir aquelas bolinhas de pelo.

O Parque não é um mero jardim zoológico. Também se procura fazer a preservação, recuperação e criação de animais, pelo que uma opção muito interessante é acompanhar de perto as tarefas da equipa técnica, que trabalha diariamente para garantir o seu bem-estar.

Uma forma divertida de visitar este espaço é optar pela visita guiada ou adquirir o caderno de campo.

Para não encarecer o fim de semana, o melhor é trazer um belo piquenique de casa, que todos ajudaram a preparar, e aproveitar os espaços para merendas que existem no parque, com mesas e bancos de pedra. Entusiasmo e alegria não vão faltar! Gouveia está a cinco minutos. Depois da manhã mais ecológica e ao ar livre, na cidade vale a pena descobrir um verdadeiro tesouro, principalmente para os rapazes (e alguns pais também) o Museu da Miniatura Automóvel. Lá dentro está um mundo fascinante de cerca de 3 mil miniaturas que nos dão a conhecer a história do automóvel. É uma maravilha! Pilotos como Pedro Matos Chaves ou Elisabete Jacinto apadrinharam esta verdadeira surpresa que se encontra na cidade. Também vale a pena dar um saltinho ao Museu Municipal Abel Manta, que nasceu em Gouveia. No antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, o museu é um espaço para descobrir a obra deste grande pintor português.

Com o fim do dia, o desafio é subir um pouco mais na serra, até às Penhas Douradas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e procurar o parque de campismo Vale do Rossim Eco Resort. Trata-se de um local magnífico onde a grande atração, principalmente para os mais pequenos, é a possibilidade de se dormir num Yurt, a tradicional tenda circular da Mongólia. Lá dentro, uma lareira aquece o ambiente e no topo desta espécie de bungalow redondo, uma claraboia permite que se adormeça a ver as estrelas no céu.

No dia seguinte, depois do saboroso pequeno-almoço, desfrute do parque durante a manhã. Há muitas atividades ao ar livre desde BTT, escalada, tiro ao arco ou passeios de barco na lagoa do vale do Rossim. A paisagem é de tirar a respiração.

Antes de regressar a casa, cheios de pena, atravesse a serra e se por lá houver neve, já sabe: brinque com ela até mais não e guarde no baú das boas recordações este passeio a Gouveia.