UM FIM DE SEMANA EM FARO

EO 2017 AlgarveMuseu e Teatro
  • slider

O Algarve não é só um destino de férias. Um fim de semana em Faro pode bem ser uma agradável surpresa.

Antes das férias de verão, uma ida ao Algarve sabe sempre bem. A cidade de Faro, por exemplo, está cheia de propostas para um programa de família sem ser o ir à praia ou à piscina.

Vale a pena começar o dia com um passeio pelas ruas da cidade, junto ao centro histórico. Descobrir a arquitetura da cidade, as ruas comerciais e em particular o lindíssimo edifício do Banco de Portugal. Na zona pedonal, Museu Regional do Algarve. O espaço indicado para mostrar aos mais pequenos como era esta província antes do boom do turismo, nos meados do século XX.

As crianças vão adorar as diversas salas onde, através de cenários recriados com manequins, se descobre a vida quotidiana e etnográfica tipicamente algarvias, que vão desde a padeira no forno, aos clientes na taberna até à velha à lareira.

De novo na rua, sugerimos um passeio pela Alameda João de Deus, um parque arborizado com relva, ringue de patinagem, pássaros tropicais e a bela e inesperada fachada árabe da biblioteca municipal. Será um excelente momento de brincadeira e descontração.

Mais ao fim do dia não deixe de visitar a sala do Teatro Lethes, muito bonita. Outro teatro de Faro, o Teatro das Figuras, costuma ter programação muito interessante para os mais novos. Em abril, por exemplo, no domingo 22, há Concerto Promenade ao meio-dia. Uma excelente forma de deixar o Algarve antes de regressar a casa.

No domingo, há um outro museu que pode ser visitado logo pela manhã. O Museu Municipal de Faro, uma última perspetiva sobre a história tão rica mas tão desconhecida do Algarve. Destaque para os achados islâmicos. Na sala árabe, os objetos expostos provêm da cidade islâmica de Santa Maria (Faro) e estão dispostos para simular uma casa islâmica.

No setor romano, será uma verdadeira surpresa descobrir o mosaico Oceano, uma deslumbrante peça do século I, quando a cidade se chamava Ossonoba e era um dos principais portos da província romana da Lusitânia. Há, ainda, bustos romanos e pintura do século XVIII mas, também, uma coleção de cartazes de cinema, circo e publicidade de inícios do século XX.

Sem dúvida que no final voltamos a casa com uma imagem bem diferente do Algarve. Mais rica.


Nota: A cidade de Faro é servida pelo serviço topo de gama da CP, o serviço Alfa Pendular, cujos comboios partem da estação de Lisboa Oriente em composições que são dotadas de elevados índices de conforto e efetuam o trajeto em apenas 3h. Ao fim de semana, poderá utilizar este serviço e usufruir das vantagens do produto Família que abrange este serviço, e que permite a realização de viagens para grupos de 3 a 9 elementos a um preço apelativo, com 50% de desconto. Na cidade de Faro, pode também realizar um Comboio Aventura, na Ria Formosa.