NATUREZA SELVAGEM NAS TERRAS DO CARAMULO

EO 2016 Centro de PortugalParque e Museu
  • slider

Ao fim do dia, ficará a sensação de que foi pouco a pouco o tempo para desfrutar plenamente deste verdadeiro oásis rural.

A Serra do Caramulo, bem como toda a zona envolvente de Viseu é, por si só, uma verdadeira maravilha para o olhar. Mas para além da beleza natural, a zona é também rica em espaços que merecem a atenção de quem quer passar um fim de semana descansado, perto da Natureza e com programas interessantes para os filhos. Um espaço onde, por exemplo, as boas vindas possam ser dadas por uma gigantesca azinheira com cerca de duzentos anos. Estamos a falar do Parque Ecológico da Quinta da Cerca, perto de Nelas.

É uma quinta secular, com uma área total superior a 350.000 m². Passear por lá é percorrer caminhos entre o jardim das plantas aromáticas ou o parque de merendas. Há pedras de granito esculpidas pela natureza, com formas de animais, e estufas com variadas plantas, por exemplo, um arboreto ou a flora descrita por Camões na “Ilha dos Amores”, em Os Lusíadas. Junto aos riachos que atravessam a quinta é provável que possam se vistos burros que têm neste local um abrigo de preservação da sua espécie.

Mas o parque tem ainda um Centro Tecnológico onde se pode assistir a um interessante filme sobre as paisagens culturais da Europa, salientando-se o papel da agricultura desde os tempos mais remotos.

Para os mais afoitos e com pernas jovens há percursos pedonais e trilhos que podem ser feitos em animais ou BTT. Ao fim do dia, ficará a sensação de que foi pouco o tempo para desfrutar plenamente deste verdadeiro oásis rural.

A nossa sugestão é que rume ao Caramulo para um merecido descanso. No antigo sanatório funciona agora um hotel de charme que tem uma das mais bonitas vistas da região. O edifício é histórico e está cheio de atividades para os mais novos caso eles ainda não estejam de rastos...

No domingo, seria impensável não ir até ao Museu do Caramulo, fundado nos anos 50, por dois irmãos. Um era apaixonado por Artes, o outro por Automóveis. Desta forma nasceram duas exposições a não perder: para os pais, o museu de arte com mais de 500 peças que vão desde a época Romana até ao séc. XX, e a outra, onde se expõem 100 automóveis e motos. É um verdadeiro local de sonho, especialmente para os rapazes. Desde os míticos Ferraris aos Rolls Royce ou ao popular Ford T, de tudo se encontra na enorme galeria onde está grande parta da história do automóvel do século XX. O veículo mais antigo da exposição é um Benz de 1886.

Com a barriga cheia de museu, não faltam na povoação excelentes lugares para encher a barriga com os excelentes pratos e doces da região.

No regresso a casa, toda a serra do Caramulo é um passeio inesquecível de paisagens e lugares que pode ir aproveitando para carregar baterias e regressar à cidade.