NA VENEZA DE PORTUGAL

EO 2017 Centro de PortugalPasseioM/0
  • slider

Um passeio à bonita cidade de Aveiro é a nossa proposta de fim de semana.

Na "Veneza portuguesa", os canais são a principal atração turística por isso, nada como passar pelo turismo, comprar os bilhetes e desfrutar de um passeio, não numa gôndola, mas num dos tradicionais barcos moliceiros da Ria de Aveiro. É uma viagem muito alegre e colorida pelos canais, em que, durante 45 minutos, vamos conhecendo, com a ajuda de um guia, alguns dos aspetos mais interessantes desta cidade. Um dos mais originais é a faina do sal e no passeio vemos o mais antigo armazém de sal.

As lindíssimas casas Arte Nova, bem como o deslumbrante Centro Cultural, instalado na antiga fábrica de faiança Jerónimo Pereira de Campos, não passam despercebidos nesta viagem.

No cais das pirâmides vale a pena visitar o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, uma antiga marinha de sal onde poderá observar com os seus filhos todos os procedimentos relacionados com a apanha do sal.

Depois do almoço, nada como experimentar algo completamente novo: as BACAS (Bicicletas Aquáticas da Ria de Aveiro) que são um divertimento para toda a família e permitem explorar a Ria entre o Lago da Fonte Nova e a Capitania.. Ao lanche, os ovos moles da Confeitaria Peixinho são os melhores para provar esta delícia da terra.

Para dormir, Aveiro tem um Hostel, um conceito de hospedagem muito atraente para famílias. Localizado num belo edifício histórico junto à Praça do Rossio, o Aveiro Rossio Hostel oferece camas distribuídas por dormitórios e quartos privados, num ambiente tipicamente de hostel e preços a condizer.

No domingo de manhã, aproveite para ver duas jóias da cidade; a Sé e o Museu de Aveiro, onde se encontra o lindíssimo túmulo de Santa Joana Princesa, em forma de arca, com finíssimos embutidos de mármores italianos de diversas cores, formando desenhos como se de um puzzle se tratasse. Mas o museu, só por si, também justifica a visita. À tarde, com os pés bem enxutos, porque não pegar numa Buga, as bicicletas gratuitas de Aveiro, e conhecer algumas zonas da cidade muito agradáveis, como o pólo Universitário ou o sereno Parque Infante D. Pedro?

As Bugas estão espalhadas por toda a cidade. Para andar, é como ir ao supermercado. Introduz-se uma moeda de 1euro e solta-se a bicicleta. Anda-se o tempo que se quiser e para recuperar o dinheiro, basta voltar a qualquer posto de retoma e inserir o cadeado na ranhura.

Antes de deixar Aveiro, não deixe de ir até à Costa Nova (são 10 minutos) e aprecie na avenida principal o efeito dos "palheiros", as famosas casas pintadas com listas verticais intercaladas com cores vivas. Vale bem a pena.