LUSO E BUÇACO DOS PEQUENITOS

EO 2017 Centro de PortugalPasseio
  • slider

Luso, vila indissociável das águas termais que aí brotam, e Buçaco, cuja Mata Nacional constitui um património botânico

No centro de Portugal situa-se um lugar cheio de magia e encanto cuja história está associada aos primórdios da procura de bons ares em Portugal.

Falamos do Luso, vila indissociável das águas termais que aí brotam, e do Buçaco, cuja Mata Nacional constitui um património botânico de incalculável valor e uma referência turística no país e no mundo.

Antes de chegar ao Luso pare na Mealhada e saboreie outro elemento patrimonial de referência desta região, o leitão. Se não aprecia o tempero, a maioria dos restaurantes prepara esta especialidade sem molho, mais apropriado ao paladar das crianças.

Chegando ao Luso, instale-se no Grande Hotel do Luso, hotel de referência da estância termal, hoje adaptado aos interesses e necessidades das famílias com filhos pequenos: disponibiliza camas para os mais novos, espaço infantil exterior e interior com babysitter e, a cereja no topo do bolo, piscina interior aquecida e jacuzzi.

O restaurante apresenta grande preocupação pelos gostos das crianças confecionando pratos específicos para eles, agradáveis e criativos. Sem grandes luxos, um verdadeiro hotel de família, com diversos pacotes económicos na época baixa.

Durante o dia e, se a meteorologia consentir, aproveite para passear na magnífica Mata do Buçaco e visitar o fantástico Palácio Real (onde está instalado o Palace Hotel Bussaco, um dos mais belos hotéis históricos do mundo).

Património histórico religioso e militar, a Mata Nacional alberga árvores das mais diversas partes do globo, trazidas pelos frades carmelitas quando ali se estabeleceram no seu Mosteiro de Santa Cruz.

Este é ainda pautado pelos Passos da Via Sacra, capelas votivas, alguns abrigos, outrora refúgios dos frades em meditação, pequenos lagos e muitas fontes. Há três percursos pedestres assinalados, com diferentes graus de dificuldade adequados às diferentes idades e níveis de destreza física.

O Palácio Real, último legado dos Reis de Portugal, é um edifício em estilo neo-manuelino, está decorado com painéis de azulejos, frescos e quadros alusivos à Epopeia dos Descobrimentos portugueses, todos eles assinados por alguns dos grandes mestres das artes.

Para o outro dia, sugerimos outra pérola patrimonial portuguesa: o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. É o percursor dos parques temáticos dedicados às crianças.

Os conjuntos, todos miniaturais, pretendem fazer a apologia do Império Colonial, propósito da sua construção, reproduzindo os mais importantes monumentos portugueses bem como as casas tradicionais. Uma vez que a escala da sua construção é a das crianças, estas deliciam-se com as casinhas em miniatura percorrendo-as com grande interesse e entusiasmo.