ESTÁ A NEVAR? DESFRUTE AO MÁXIMO!

EO 2017 Sugestões | Fonte: Ford
  • slider
  • slider

Não se acanhe perante a expressão máxima do inverno. Entre no seu Ford, siga os nossos conselhos e parta à aventura.

O inverno está quase a chegar ao fim, mas é precisamente nestas alturas que pode aparecer na sua versão mais crua e surpreender-nos, por exemplo, com um nevão. Contudo, tal não é razão para nos assustarmos. Antes pelo contrário! O melhor é desfrutarmos da neve nas datas tão especiais que estão aí à porta, como o Dia do Pai, antes que o sol surja em força. Se tivermos de conduzir nestas condições, é preciso tomarmos as devidas precauções.

O mais perigoso da neve e do gelo é a falta de aderência. Para tal, podemos colocar uns pneus de inverno, já que têm maior aderência nas travagens e acelerações do que os pneus normais. Além disso, em alguns troços de estrada e apenas quando indicado pelas autoridades pertinentes, poderá ser obrigatório o uso de correntes nas rodas motrizes. Outras medidas que nos ajudam a seguir o nosso caminho em segurança são: conduzir em mudanças baixas, reduzir a velocidade e evitar guinadas ao volante.

Se respeitar os conselhos anteriores e usar o bom senso, só lhe falta fazer uma coisa: partir à aventura. Ainda não sabe onde ir? Certifique-se de que todos estão bem sentados, ligue o seu Ranger e siga estas dicas.

Rota 4x4 pela neve. Tem um todo-o-terreno e nunca usufruiu desta experiência? A Serra da Lousã é um local fantástico com inúmeras opções para desfrutar da natureza. Além de passeios 4x4, tem à sua disposição muitas outras atividades para a família. Muito próximo dali, na Serra da Estrela, explore por si ou recorra a agências de viagem especializadas em passeios 4x4 e desportos de aventura, que oferecem vários tipos de programas, incluindo rotas da neve.

Rota do Glaciar. Desta vez, terá de sair do carro. Mas vale bem a pena. Os Vales Glaciares da Serra da Estrela (Zêzere, Alforfa, Loriga, Covão Grande e Covão do Urso), formados há 20.000 anos, brindam-nos com paisagens excecionais moldadas pelo gelo. Sugerimos-lhe que percorra a pé a “Rota do Glaciar”, entre Manteigas, na parte mais baixa do vale, e a Torre, bem no topo da serra. No total, são 17,2 quilómetros, com uma duração aproximada de seis horas e nível de dificuldade médio. Contudo, cada pessoa ou grupo pode personalizar a distância em função das suas capacidades.

As mil e uma opções do Geopark Naturtejo. O espaço que integra os municípios da Meseta Meridional (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão) oferece um amplo leque de opções para toda a família. Para algumas, nem é preciso de sair do seu Ford Ranger, porque há alguns caminhos (Oleiros, Pinhal, Serra das Talhadas, etc.) que só podem ser atravessados por veículos todo-o-terreno. Também há atividades para os amantes da adrenalina (saltos de paraquedas ou parapente no Sky Fun Center) e outras bastante mais tranquilas (passeios equestres, caminhadas e observação de aves).

Já pensou em fazer um cruzeiro? Um muito especial... Em Miranda do Douro, junto à fronteira com Zamora, encontra-se o cais da Estação Biológica Internacional do Douro, ponto de partida de um Cruzeiro Ambiental que percorre uma das zonas mais espetaculares do Parque Natural de Arribes do Douro, a que serpenteia através do “Grand Canyon” da Europa. Enquanto navegamos pelas águas transfronteiriças até ao Vale da Águia e Villardiegüa de la Ribera, os técnicos da Estação Biológica interpretam os recursos etnográficos, a fauna, a flora e a geologia da paisagem escarpada. Este é um passeio altamente recomendado para pessoas de todas as idades, mas especialmente para crianças devido ao seu elevado conteúdo pedagógico.


Consulte aqui as características dos automóveis Ford e toda a sua versatilidade para os seus passeios em família.