CIDADE ATLÂNTICA MAIS AO NORTE DE PORTUGAL

EO 2018 Porto e NortePasseio
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Viana do Castelo está mesmo muito perto de toda a zona do Grande Porto, Braga e Guimarães. A cidade é linda e ideal para passar em família um fim-semana mesmo aqui ao lado.

Viana do Castelo é uma cidade deliciosa para ser desfrutada em família, em especial com crianças pequenas. O centro histórico é muito antigo e a cidade está cheia de atrações que merecem ser visitadas. Um passeio a pé pelas ruas de Viana é obrigatório. Mostre aos seus filhos como se faziam casas bonitas em Portugal. A Praça da República remonta ao século XVI. Nessa mesma praça, é de visita obrigatória o Museu do Traje, no antigo edifício do Banco de Portugal. Lá dentro, está um verdadeiro tesouro: a exposição "A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho", que mostra toda a beleza dos trajes do Minho, únicos no país. Ficamos a saber o que significam os seus desenhos, as cores, de que aldeia são. As meninas vão adorar! Na cave do Museu, na Sala do Ouro (o cofre do antigo Banco de Portugal) não deixe de ver a fabulosa coleção de ourivesaria de Viana com os seus corações de filigrana mundialmente conhecidos.

Continuando a pé, não muito longe, fica o Elevador de Santa Luzia. Trata-se de um funicular que liga a estação Ferroviária de Viana do Castelo ao lindo Santuário de Santa Luzia, que está no cimo do monte. A viagem no funicular de Santa será uma novidade para os miúdos que não estão habituados a andar num elevador por uma encosta acima. A vista é de cortar a respiração.

Chegados lá em cima, além da maravilhosa vista sobre a cidade, o rio e o mar, está a Basílica de Santa Luzia, de visita obrigatória. O momento pode ainda ser registado por um fotógrafo à moda antiga que, a preto e branco, bate uma "chapa" como há 100 anos atrás.

No alto do Monte de Santa Luzia há, ainda, as Ruínas da Cidade Velha de Santa Luzia, um povoado fortificado da Idade do Ferro e da romanização do Noroeste da Península Ibérica. Um povoado que terá sido abandonado após o séc. II d.C.

Outra atração de Viana é o Navio Hospital Gil Eanes, o antigo barco-hospital que dava apoio à frota bacalhoeira portuguesa que pescava nos bancos da Terra Nova e da Gronelândia. É verdadeiramente espetacular a visita a este museu flutuante. No seu interior descobrimos, sala a sala, um mundo de surpresas. Até parece que a qualquer altura pode soar o toque de emergência para uma intervenção cirúrgica ou um internamento de um pescador doente. O barco parece que parou no tempo. Desde as salas de tratamentos, aos consultórios médicos, salas de operação, raio-x, enfermarias, tudo está visitável e é uma verdadeira aula para todos. Dá para imaginar as dificuldades por que passavam os nossos pescadores naqueles mares tão distantes. Também há uma barbearia, uma cozinha e até uma capela onde se pode ver uma máquina para fazer as hóstias durante a viagem. Os mais pequenos, mas os grandes também, vão adorar manobrar um navio no simulador de Navegação que está a bordo e onde poderão ter uma experiência de conduzir um barco por um canal de navegação.

Para os gulosos, a visita ao Museu Interativo do Chocolate é incontornável. Trata-se de uma viagem pelas origens e pela história do cacau e do chocolate. Um museu interativo que nos leva desde o cultivo do cacau até ao produto final. A réplica de uma plantação de cacaueiros permite ver, tocar, cheirar as cápsulas do cacau e as suas favas. No final da visita, poderão fazer o vosso próprio chocolate e degustá-lo! Delicioso, não? Mas há mais para os gulosos. Em Viana, ninguém deixa de ir às Bolas de Berlim do Natário. São uma especialidade, cobertas de canela e açúcar e recheadas com creme. Mas atenção, porque são poucas as fornadas ao longo do dia!

Para ser um fim-de-semana relaxante e tranquilo, nada como deixar o carro parado e embarcar nas "bianinhas". São fantásticas bicicletas turísticas que põem a família inteira a pedalar pela cidade. Há, também, pequenos carros a pedais que de uma forma muito divertida nos levam pelas ruas da pérola do Minho durante dois dias bem passados nas margens do Rio Lima. Divirtam-se!