ALGARVE, PRAIAS MAS NÃO SÓ...

EO 2016 AlgarveRoteiro
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

CONDIÇÕES ESPECIAIS
ESTRELAS e OURIÇOS

Várias

Apresente esta página
Imprimir

Apresente esta página impressa para obter o desconto

Finalmente as férias! Mas o verão não é só praia! Consulte este pequeno roteiro, cheio de boas ideias. Zona por zona, os melhores passeios alternativos a um dia de praia.

Do barlavento ao sotavento algarvio há uma faixa única de praias e de mar azul e quentinho, mas o Algarve tem muitas outras coisas para se ver. Um dia de férias diferente não faz mal a ninguém, pelo contrário, pode ser um momento de grande diversão em família.

Este pequeno roteiro está cheio de boas ideias. Zona, por zona, escolha os melhores passeios alternativos a um dia de praia.

Lagos/Silves/ Portimão

Lagos é conhecida pelas suas praias lindíssimas, especialmente as praias de falésia onde as rochas são uma imagem de marca do barlavento algarvio. É a partir de lá que se pode fazer um passeio inesquecível pelas Grutas e admirar as figuras esculpidas pela natureza na rocha que os pescadores conhecem por Catedral, Elefante ou Ferro de Engomar.

Os barcos para esse passeio podem apanhar-se em Lagos, mas, na Ponta da Piedade, a paisagem é de tirar a respiração com a água cristalina, azul e verde, a pintar a zona do embarcadouro no fundo de uma falésia.

Na cidade, no Museu Municipal, está outra atração de Lagos: a Aldeia da Senhora do Forte. Trata-se de um aldeia em miniatura que foi construída por Pedro Reis ao longo de quatro anos e 5.300 horas de trabalho minucioso. Todos vão adorar vê-la e descobrir nela um Algarve bem diferente dos resorts turísticos. Mesmo ao lado do museu, não deixe de espreitar a Igreja de Santo António e deslumbrar-se com a sua magnífica talha dourada… até parece que estamos num cofre do Banco de Portugal cheio de ouro.

Na zona de Lagos pode também aproveitar um dia para visitar um simpático jardim zoológico: o Zoo de Lagos. Animais exóticos ou mais raros, como a Capivara, fazem as delícias das crianças, mas há também inúmeras espécies de macacos. Este ano, a novidade é um par de engraçados saguins-de-cara-branca, uma espécie em vias de extinção.

Não muito longe, em Silves, o Krazy World Zoo tem uma oferta semelhante. Lá vivem crocodilos, araras, cobras, lamas, iguanas, cabras e catatuas, que podem ser visitados nos seus ambientes naturais. Uma das propostas neste parque é poder alimentar os animais e passar um dia pleno de atividades diferentes com espetáculos de répteis, um jogo de minigolfe, piscinas, um circuito de karts e um espaço onde as crianças podem montar póneis. Novidade, este ano, é a prática do arborismo.

Na mesma linha do mundo animal, o Zoomarine, na Guia, junta as diversões de um parque temático aos shows de diversos animais, especialmente os dos golfinhos que são a grande atração do Zoomarine.

Apesar de não ser barata, recomendamos a quem possa fazer a Dolphin Emotions, onde, durante meia hora, dentro de água, os participantes são convidados a conhecer os golfinhos, a viver com eles momentos de ternura e carinho  e a realizar uma sequência de comportamentos aquáticos com estes extraordinários animais. É algo de inesquecível para crianças ou adultos.

Apesar de Silves ficar já no interior algarvio, mas relativamente perto da costa, sempre se impõe  um passeio ao maior castelo da região algarvia, que constitui  o melhor exemplo da arquitetura militar islâmica existente em Portugal. A fortaleza remonta a D. Sancho I. De paredes vermelhas, devido ao revestimento em grés vermelho existente na região, este castelo tem uma atração a não perder: a possibilidade de se ver na alcáçova duas cisternas, a Cisterna Moura, com cerca de dez metros de altura, e a Cisterna dos Cães, um poço com cerca de sessenta metros de profundidade.

O Festival Internacional de Escultura em Areia realiza-se todos os anos em Pera. O Fiesa 2015 é dedicado, este ano, à música. São toneladas de areia transformadas em magníficas esculturas dos grandes ídolos do pop/rock até à música clássica. Para quem estiver por perto, é sempre um passeio com sucesso garantido junto dos mais pequenos, que dificilmente vão esquecer aqueles gigantes de areia feitos na praia.

Portimão, para além da famosa Praia da Rocha, é também um local de memórias. No Museu Municipal de Portimão, a memória viva de todos quantos viveram da indústria conserveira da região está presente em cada sala, onde se presta homenagem a um povo e a um concelho que durante anos viveu quase exclusivamente virado para o mar.

Situado na antiga fábrica de Conservas La Rose, o espólio do Museu de Portimão inclui património industrial, naval, arqueológico, etnográfico e subaquático.

Ainda em Portimão, a Quinta Pedagógica é um espaço fantástico para as crianças conhecerem o mundo rural. O que haverá de melhor e mais divertido do que aprender a fazer pão com chouriço num forno a lenha e a confecionar compotas caseiras de abóbora, tomate e de frutas da época? Tudo com produtos da quinta, acabadinhos de sair das árvores ou da terra.

Faro/Vilamoura

As lindas praias algarvias também cativaram os romanos. Os súbditos de César,  na sua época,  já se tinham apaixonado por Vilamoura, onde hoje podemos ver o Cerro da Vila  e imaginar como seria uma casa nobre ou Villa, os balneários públicos, os tanques de salga de peixe, as fundações de uma torre funerária e de uma zona portuária do Império de Roma…

Mas esta aventura não acaba aqui, e no moderno campo de mini golfe, o Family Golf Park, descobrimos 2 campos com 18 buracos cada, incorporados no meio de cascatas e lagos.

Num complexo mais recente, o da antiga fábrica Central Elétrica, funciona o Centro de Ciência Viva de Faro onde, além de uma exposição permanente intitulada O Mar, tem espaços dedicados às áreas da ciência e do conhecimento. Não percam o apalpário, um aquário interativo que representa o ambiente da Ria Formosa e das poças de maré das praias rochosas do litoral algarvio, onde todos podem tocar nos animais expostos.

No Karting Almancil Fun Park, os apaixonados pela velocidade podem dar asas ao espírito competitivo em corridas de Kart numa pista que é uma réplica do antigo circuito brasileiro de Fórmula 1 de Jacarepaguá. Há, também, pistas de mini F1 para os mais pequenos e ainda uma pista de carros telecomandados. Para além do Karting existem mais diversões: trampolins, minibarcos, touro mecânico e póneis.

O Aquashow, em Quarteira, apresenta além dos divertimentos de água,  espetáculos com aves exóticas e aves de rapina. Para as crianças, a oferta multiplica-se entre várias piscinas com escorregas apropriados aos mais novos.

Em S. Brás de Alportel, a Rota da Cortiça é um programa verdadeiramente alternativo a um dia de praia. Trata-se de uma visita que nos leva a descobrir o ciclo produtivo da cortiça, desde os sobreirais da serra do Caldeirão até às fábricas onde se transformam as pranchas de cortiça em fardos, rolhas e discos para os vinhos.

Um passeio descontraído, repleto de histórias e de novas experiências, que inclui visitas a museus, sobreirais, fábricas, lojas temáticas e aldeias. Há cinco itinerários diferentes, adequados à idade e ao gosto dos visitantes.

Olhão

Para os amantes da Natureza, o Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão,  é uma excelente oportunidade de, em família, passar uns bons momentos. Que tal,  andar num percurso pedestre de 3 km e encontrar uma estação romana do séc. IV, com vestígios de antigos tanques de salga de peixe; um moinho de maré; uma barca de atum,  que levava o pescado às fábricas de conserva da área; um observatório de aves em liberdade e um aquário anexo ao Centro de Educação Ambiental?

No parque da Ria Formosa visite, também, a Ecoteca de Olhão, um espaço pedagógico que visa informar e sensibilizar, nomeadamente os mais jovens, para as questões ambientais. A Ecoteca está instalada no lindíssimo Chalé João Lúcio, uma soberba casa do início do séc. XX, construído para o poeta e que hoje é a sua casa museu. O edifício tem uma particularidade muito engraçada: é um edifício simbolista, tem quatro entradas viradas para os quatro pontos cardeais, antecedidas por escadarias em forma de peixe, violino, guitarra e serpente.

Ainda em Olhão, aproveite e dê um passeio pela zona ribeirinha, muito ligada às artes da pesca. Veja os originais edifícios do mercado e leve a família à venda do peixe e aos viveiros que enchem a avenida. Vão adorar.

Aproveite, ainda, para dar um passeio numa embarcação histórica. Uma réplica do Caíque Bom Sucesso faz passeios de turismo junto à costa. Foi num caíque, pequeno barco de pesca, que logo após o final das invasões francesas um grupo de destemidos marinheiros navegou até ao Brasil para dar a notícia ao Rei D. João VI que os franceses tinham abandonado Portugal.


Tavira/Vila Real de Sto. António

No Centro de Ciência Viva de Tavira, situado na antiga Igreja do Convento do Carmo, a água e a energia são os temas fundamentais da exposição interativa ali instalada, onde o visitante pode ficar a saber mais sobre a poluição de cursos de água, a energia hidroelétrica e a modelação da paisagem pela chuva e pelos rios.

Também a não perder em Tavira é o Observatório Astronómico e o seu programa de observações noturnas, para, em família, olharmos para o céu estrelado do Algarve em noites quentes e límpidas.

Ainda em Tavira, não deixe de visitar a Câmara Obscura, que está instalada no antigo reservatório de água da cidade. Trata-se de uma espécie de periscópio que nos permite ter uma deslumbrante e privilegiada vista sobre a cidade, numa viagem de 360 graus, a quase 100 metros do nível do mar. Já que está na cidade não perca um programa que é sempre uma festa: os fantásticos passeios de charrete pela cidade.

Também à saída de Tavira, o Núcleo Museológico da Armação de Pesca do Atum justifica uma visita. Fica no Hotel Albacora, que era um antigo arraial fabril ou fábrica conserveira, e que nos revela, através de objetos e espetaculares fotografias, como trabalhavam e viviam os pescadores do atum.

Uma proposta de exposição semelhante existe em Vila Real de Sto. António. No Museu Municipal, não perca o Ciclo do Atum e o Ciclo da Sardinha. É um percurso super interessante e não só para os mais pequenos.

Aproveite estas sugestões e passe Bons Momentos em Família!


Zoo de Lagos
Oferta Bilhete Criança na Compra Bilhete Adulto
Quinta das Figueiras. Sitio do Medronhal – Lagos
Tel.: 282 680 100 | Site

Family Golf Park
25% Desconto (crianças até 10 anos)
R. dos Marmeleiros – Vilamoura
Tel.: 289 300 801 | Site

Karting Almancil Fun Park
10% Desconto (compra de 2 ou mais bilhetes Kart Júnior)
Caminho das Pereiras – Almancil
Tel.: 289 399 899 | Site