UMA AVENTURA NAS BERLENGAS

EO 2017 Região de LisboaPasseio
  • slider
  • slider

Toda a gente as conhece mas poucos já lá foram. Com o bom tempo, está na altura de visitar as Berlengas.

Estão em pelo oceano Atlântico, mas de Peniche, a olho nu, as Berlengas são quase sempre visíveis. Com tão poucas ilhas junto à costa continental, as Berlengas são, por isso, uma rara ocasião para um passeio em família até porque não é todos os dias que podemos mostrar aos nossos filhos uma ilha, ainda por cima, tão bonita e selvagem.

Mas primeiro é necessário ir até Peniche, aliás, uma vila piscatória muito interessante para se visitar. Junto ao cais, há que procurar os barcos que fazem a famosa travessia do canal, tão cheia de histórias de enjoos e ondulação forte. Aos mais pequenos ponha-os a imaginarem-se numa caravela portuguesa a caminho dos novos mundos e que no final o marinheiro mais corajoso receberá um prémio.

Opte por uma saída a meio da manhã e o regresso ao fim da tarde, para que possa realmente desfrutar na ilha.

Meia hora depois e já estamos na Berlenga cuja beleza começa logo pela cor da água esverdeada, junto à enseada do porto.

Para conhecer a ilha, há que caminhar. Ir até ao ponto em que se descobre o mar do outro lado da ilha e contemplar a soberba paisagem. Por se tratar de uma reserva natural, só é permitido caminhar pelos trilhos assinalados. E é por esses trilhos que se vão descobrindo as belezas naturais da ilha.

Nas Berlengas estamos no reino das gaivotas. São aos milhares mas o que mais impressiona é o barulho que fazem.

Uma outra atração da ilha é o forte de S. João Batista, agora convertido numa pousada. Ao olharmos para ele e à nossa volta, vêm à memória os tempos dos piratas. Aliás, a ilha tem muitas cavidades, pequenas grutas, onde, sabe-se lá, algum pirata poderia ter guardado o seu tesouro. Junto ao pequeno porto da chegada há vários barcos que são utilizados para mostrar precisamente essas grutas e as reentrâncias nas falésias. É um passeio bonito e cheio de emoção.

Para almoçar, pode optar por fazer um piquenique em plena ilha.

Já com a ilha visitada, e se ainda houver tempo, vale a pena desafiar os mais novos para um banho na praia de areia fina, junto ao porto como final de um passeio que foi mesmo uma grande aventura.

Informações da travessia:
Feeling Berlenga - 916 209 659
Viamar - 262 785 646 / 938 631 526