UM PARQUE ÚNICO NO PAÍS E NA EUROPA

EO 2017 Santa Maria da FeiraPasseio2ª a 6ª: 9.30h-18h, Sab., Dom., Fer.: 14h-18hM/03€ / 4€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

O Zoo de Lourosa é o único parque ornitológico português. Mesmo na Europa, há muito poucos. Fica perto de Santa Maria da Feira, a 15 minutos do Porto, e é exclusivamente dedicado a aves: araras, papagaios, catatuas, corujas, cegonhas, íbis e calaus, tucanos, entre muitas outras! Esta é uma visita muito divertida, educativa e ótima para um dia bem passado em família, diferente da rotina e dos vícios do dia a dia.

No imaginário das crianças, num Jardim Zoológico é suposto haver elefantes, leões, macacos, girafas, etc. Por isso, na visita ao Zoo de Lourosa, é bom avisá-los logo de antemão que se trata de um jardim um pouco diferente: só existem aves. Chama-se a isso um parque ornitológico, onde os seus habitantes são naturalmente pássaros. Há uma grande diversidade e, alguns, são muito exóticos. Vieram de vários locais do mundo.

O melhor é mesmo sublinhar que é um privilégio termos em Portugal um parque como este e despertá-los para a curiosidade de verem aves raras e bonitas. Sem dúvida que, no fim, todos vão adorar as araras, os papagaios e as catatuas, mas também as corujas, as cegonhas, íbis e calaus, tucanos e kookaburras. Há pavões, faisões, mutuns, pintadas e perus. E os flamingos? Quem não gosta? Há patos, gansos e cisnes, casuares, avestruzes, emas e nandus e pombos, rolas e passarinhos. Se na lista atrás houve muitos nomes que nada lhe disseram, então está na hora de ir até Lourosa.

O Zoo de Lourosa organiza muitas atividades que tornam a visita ainda mais atraente. Por exemplo, quem já viu flamingos a comer? Também se pode participar em atividades especialmente concebidas para dias especiais, seja o Dia Internacional do Abutre, o Dia da Mãe ou o Dia dos Avós. No Natal, também há ateliês. Mas a cereja no topo do bolo é o programa “Tratador por um dia”. Ou seja, para melhor conhecer as extraordinárias aves do Zoo de Lourosa e desfrutar de um melhor contacto com as mesmas. Nada como ser colega por um dia inteiro de um dos tratadores do jardim. Esta atividade é para os irmãos mais velhos. É preciso ter mais de 16 anos e estar preparado para um dia de muita ação, já que o trabalho de tratador não é fácil.

Os números do Zoo ornitológico são impressionantes: uma coleção de cerca de 500 exemplares de 150 espécies diferentes, distribuídas por 80 habitats de cativeiro. O jardim tem uma das mais emblemáticas e representativas coleções de aves da Península Ibérica. Por outro lado, também mostra espécies dos cinco continentes, sendo um dos poucos equipamentos do género na Europa. Convencidos? Claro que sim!