UM MUSEU AQUI TÃO PERTO...

EO 2016 Centro de PortugalMuseu
  • slider
  • slider

Há passeios que se podem fazer, para os quais a desculpa de ser muito longe não pega. É o caso do Museu de Benavente.

Fica praticamente à saída de Lisboa. Na A-1, siga pela saída para Benavente. O passeio começa logo ali. Uma ponte que nunca mais acaba leva-nos por cima da lezíria. Mostre aos seus filhos essa riqueza do Ribatejo. Como os campos podem ser tão planos e extensos. Normalmente vê-se gado e cavalos. É mesmo muito bonito.

Em Benavente, o museu fica mesmo ao pé da estrada principal que atravessa a povoação. Instalado numa antiga casa de habitação, construída no final do século XVIII, o museu possui coleções muito interessantes sobre as alfaias agrícolas, os trajes da época, a cerâmica e os ofícios tradicionais.

A visita ao museu é uma viagem ao passado através da recriação de ambientes da vida do antigamente. Os miúdos vão adorar, especialmente a velha mercearia, tão diferente dos supermercados de hoje. Lá estão as caixas das bolachas e dos biscoitos, a balança que não é digital, a faca do corte do bacalhau ou o feijão a granel. Também uma rica coleção de fotografias dá-nos uma ideia do que terá sido a vida do campo há cem anos quando no tempo dos avós e bisavós dos nossos filhos a sociedade dependia muito da agricultura.

Num outro edifício, não muito longe, existe o Núcleo Museológico Agrícola que está instalado no antigo Matadouro Municipal. Neste núcleo, essa componente agrícola ainda está mais presente, através da exposição permanente O Calendário Agrícola que nos leva a percorrer o calendário agrícola tradicional, iniciando o percurso nas características da Borda d'Água e seguindo por cada uma das fases de produção. É uma verdadeira aula, e tão perto de Lisboa.


Mais informações:
Museu Municipal de Benavente | 263 519 665