TREPAR ÀS ÁRVORES… QUE GRANDE DIVERSÃO!

EO 2017 Todo o PaísParque
  • slider

O arborismo é muito mais que andar de árvore em árvore. Dizem que aumenta a autoestima, a concentração, o autocontrolo e ajuda a superar a vertigem.

O arborismo é uma atividade de grupo em que todos se divertem, ideal para fazer em família.

Em teoria, o arborismo consiste na passagem em sequência de obstáculos entre plataformas fixas nas copas das árvores. Pode haver pontes suspensas, cordas, redes, túneis, vários tipos de saltos e slide. Há emoção e adrenalina q.b. e convívio saudável em ambiente de natureza. Dizem os entendidos, o arborismo aumenta a autoestima, na medida que superamos obstáculos, aumenta a concentração, o autocontrolo e ajuda quem sofre de vertigens. Nada mau, pois não?

Mas para nos divertirmos e a brincadeira não acabar mal, não é seguro chegar à primeira árvore que encontremos e trepar por ali acima sem as devidas cautelas. Há, em Portugal, locais próprios para a prática do arborismo. Geralmente são circuitos mais simples e mais baixos para os mais pequeninos, e outros para adultos. Todos têm o acompanhamento de monitores especializados e material de segurança apropriado, com os participantes a serem equipados com capacete e um arnês que permitirá andar de árvore em árvore com toda a segurança, sempre ligados por uma linha de vida.

Na zona da Grande Lisboa, encontramos o Fun Parque de São João, com uma localização privilegiada. Esta propriedade, com 120ha, situa-se no pulmão verde de Almada conta com uma frente de mar (as fantásticas praias de São João) e de rio (Tejo) imperdíveis para os amantes da natureza e do desporto de aventura.

A norte, vamos dar ao Azurara Parque Aventura, em Vila do Conde, que nos transporta para longe do stress citadino com a sua extensa área verde, onde as emoções das atividades de aventura se fundem com o seu equilíbrio natural.

Ainda a norte, nas proximidades do Parque Nacional da Peneda Gerês, podemos encontrar a DiverLanhoso, com 170ha de espaço verde, constituindo-se como o maior parque aventura da Península Ibérica.

Se mora ou viaja para sul, não desanime, também existem opções a pensar em si! No Alentejo, pode visitar o Fluviário de Mora e usufruir de uma experiência radical no seu Parque Aventura. E no Algarve, pode alternar entre os dias de praia em Albufeira e os momentos radicais com a Lusoaventura!

É verdade, não se esqueçam da máquina fotográfica. É que o passeio é mesmo para mais tarde recordar!