OS MORCEGOS ESTÃO DE VOLTA

EO 2018 Centro de PortugalMuseu
  • slider
  • slider

Conheça o Centro Ciência Viva do Alviela, mais conhecido pelo estranho nome de Carsoscópio. Já não há desculpas para não ir visitar os nossos amigos morcegos.

O Carsoscópio fica localizado nos Olhos de Água do Alviela, perto de Alcanena, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, relativamente perto de Lisboa. Só pela paisagem merece a viagem até à nascente do Alviela. É um lugar muito bonito. Junto à nascente brota o rio. Os mais pequenos nem vão acreditar que é assim que nasce um rio.

No inverno, o caudal desta nascente conseguiria encher uma piscina olímpica em apenas dois minutos e meio! Acreditam? Pois acreditem que é verdade. Esta e muitas outras curiosidades aprendem-se no Centro de Ciência Viva onde os mais pequenos ficam a saber, por exemplo, o que é um aquífero cársico e qual a relação com a água das chuvas. Mas há mais, e muito emocionante, por exemplo, um simulador de realidade virtual que ao longo de 175 milhões de anos nos leva por uma alucinante viagem percorrendo abismos, grutas e vales repletos de dinossauros. Fantástico.

Mas a grande atração do Centro são as grutas que naquela zona chegam a dar casa a cerca de 5.000 morcegos de 12 espécies diferentes. Na sala Quiroptário é possível observar os morcegos que vivem numa dessas grutas e perceber como a ciência ajuda a desmistificar as superstições que durante séculos estiveram ligadas a estes mamíferos, não muito bonitos, é certo, mas bem mais inocentes do que os pintam… e aqui, todos vão delirar em vestir a pele do morcego numa sala dedicada ao mundo fantástico dos morcegos. A experiência é fascinante e inesquecível: colocam-se uns óculos e ficamos sem ver um palmo à frente do nariz antes de nos enfiarmos num labirinto. Um sensor de movimento avisa-nos quando nos aproximamos da parede em esponja. Quanto mais perto da superfície mais forte é o sinal sonoro. É assim que os morcegos veem  (chama-se Ecolocalização) e é por isto que têm as orelhas tão grandes. Mas se não bastasse, ainda podemos fazer outra experiência, por exemplo, experimentar ficar pendurado de cabeça para baixo ou sentir o batimento cardíaco dos morcegos, (quase inexistente) quando hibernam. No final todos vão querer ser o Batman.

Para almoçar, no exterior há um parque de merendas e a vista para o rio é linda e muito tranquila. Vale mesmo a pena fazer ali um piquenique do que ir à procura de um qualquer restaurante.

À tarde, já a caminho de casa, não deixe de visitar em Alcanena o Museu da Boneca, um espaço de sonho, principalmente para as meninas. Lá dentro são centenas e centenas de bonecas, algumas do século XIX e de vários continentes do mundo.

Há, também, lindas casinhas em miniatura. Ou seja, um dia fantástico onde ninguém vai esquecer nem os nossos amigos morcegos, nem as maravilhosas bonecas, sem dúvida!