ÓBIDOS AQUI TÃO PERTO!

EO 2017 Região de LisboaPatrimónioM/0
  • slider

Óbidos, uma vila medieval, situada dentro de altas muralhas, encanta invariavelmente quem a visita.

Se lá for, chegue cedo para que no interior da vila possa andar devagar a admirar os recantos das suas ruas estreitas. Da mistura do casario branco e canteiros de flores, com vestígios de arquitetura antiga, resulta uma atmosfera especial.

O acesso dos automóveis é restrito aos moradores, pelo que deverá estacionar no Parque de Estacionamento principal a 200m da entrada da vila de Óbidos.

O posto de Turismo, à entrada da vila, tem muitas informações úteis. No local poderá esclarecer eventuais dúvidas e averiguar as condições do serviço de aluguer de bicicletas e visitas guiadas espontâneas, por exemplo.

Entre em Óbidos pela bonita porta da vila, que tem no seu interior uma capela-oratório de Nossa Senhora da Piedade, a Padroeira da vila, com azulejos (Séc. XVIII) azuis e brancos e um varandim barroco. Depois escolha o que mais lhe agrada: visitar os monumentos da vila, descobrir lojas originais de artesanato ou simplesmente apreciar a beleza das ruas.

Poderá percorrer as muralhas, onde a volta completa demora aproximadamente 2 horas a fazer. A vista é imponente. Do castelo (Séc. XII) que foi adaptado a pousada histórica, apenas se pode visitar a Cerca, o Jardim e o Terraço/Miradouro que se situa da parte da frente do Castelo.

À hora de almoço opte entre petiscar num dos bares/tasquinha de Óbidos ou por comer num dos seus bons restaurantes. Aqui sugerimos o restaurante Alcaide.

Antes de sair da vila adquira alguns dos produtos locais, como a ginjinha de Óbidos (se experimentar não vai resistir a levar uma garrafa para casa) e artesanato típico (bordados, cerâmica, miniaturas de barcos e moinhos) ou moderno.

Da parte da tarde propomos uma que visite a livraria O Bichinho de Conto (a 5min. da vila). Saindo de Óbidos na direção da A8 encontrará a indicação Casais Brancos, siga por aí e não estará longe da antiga escola primária agora adaptada a livraria. Há melhor destino para uma escola em ruínas? Livros maravilhosos num ambiente muito acolhedor.

Quando pensar lá ir, telefone antes a confirmar se está aberta e os horários das atividades que estão eventualmente a ser preparadas para esse dia.

Livraria O Bichinho de Conto
262 096 100