O PRIMEIRO FAROL-MUSEU

EO 2017 Região de LisboaMuseuM/0
  • slider

O Primeiro Farol-Museu nacional é o pretexto para um dia em Cascais. O Farol-Museu de Santa Marta apresenta um privilegiado enquadramento paisagístico para além de um invulgar apuramento estético e arquitetónico.

Neste espaço ficamos a conhecer os aspetos técnicos que vão desde as lanternas aos sofisticados aparelhos óticos, os instrumentos de trabalho e modo de vida dos faroleiros, enquadrados pelos cinco séculos de história dos faróis portugueses.

É dado particular relevo à história deste espaço, através de um filme com uma recriação em 3D, de grande qualidade, das alterações que foi sofrendo ao longo do tempo (passou de capela, a forte e, só posteriormente a farol). Sugerimos que solicite acompanhamento da visita por um dos técnicos da Câmara.

A torre do farol está aberta ao público de 3ª a 6ª feira, entre as 11h e as 12h. Caso pretenda realizar uma visita guiada ou uma atividade, é necessária marcação prévia. Aos fins de semana podem ser visitados os núcleos museológicos.

Depois da visita pode passear pelo magnífico Parque Marechal Carmona mesmo ali ao lado, ou espreitar as exposições patentes no Museu Condes Castro de Guimarães, Museu do Mar e Centro Cultural de Cascais, cuja programação se apresenta muito rica e variada. A Biblioteca infantil e Juvenil, bem como o Mini-Zoo situados mesmo no centro do jardim, constituem também uma valiosa alternativa.

A dois passos, a Casa das Histórias Paula Rego, é também um bom local a visitar, tanto pela beleza do edifício como pelas obras que ali se encontram em exibição.

Para almoçar, se o tempo permitir, opte pela privilegiada esplanada de Santa Marta, o Jardim apresenta um simpático espaço que serve almoços ao ar livre, já a Marina de Cascais oferece uma panóplia de restaurantes para todos os gostos e bolsos.