HÁ PASSEIOS ETERNOS

EO 2017 Região de LisboaPatrimónio0€
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Visitar a aldeia em miniatura do mestre José Franco, no Sobreiro, em Mafra, faz parte do imaginário de infância de muitos de nós.

Em 1945, José Franco pensou construir, ao pé da casa em que vivia e da sua oficina de oleiro, um museu ao vivo da sua terra. Um mundo em miniatura que reproduzisse os hábitos, o trabalho e as tradições da vida rural. Para isso, José Franco imaginou uma aldeia em miniatura, onde as figuras são engenhosamente movidas a água, transmitindo vida à aldeia saloia típica da primeira metade do século XX.

A aldeia divide-se em duas metades, uma em miniatura, outra, uma réplica em tamanho real do universo rural saloio de há cem anos. Para as gerações mais novas é um mundo a descobrir. Para os mais velhos, alguns pais e avós, é o recordar de um mundo que já não existe. A viagem a este universo saloio começa logo com o avistamento da estrada de um moinho de vento. Lá dentro os mais novos descobrem as mós a triturarem os cereais.

Na entrada principal há uma azenha para moer o milho (as crianças podem experimentá-la). Há, ainda, a oficina de carpintaria, com os respetivos utensílios, a loja da Ti Lena, uma mercearia onde nada falta mas tão longe dos atuais supermercados e, claro, não podia faltar, a cozinha saloia, onde todos os dias se coze o pão da região em forno a lenha, pão que pode ser comprado no local. É mesmo bom, especialmente o de chouriço. E enquanto se come esta especialidade, vamos observando a própria adega, com os utensílios da época.

Na aldeia há, ainda, as lojas do barbeiro e do dentista, a casa do lavrador, com o quarto e a salinha de estar e, à porta, o banco de pedra onde se sentam os namorados. Mas a grande atração da aldeia é a Escola Primária e a sua sala de aula. As lousas, as carteiras e os livros remontam para um período que terminou por volta dos anos 70 mas que muitos ainda se lembram.

É da praxe tirar uma fotografia numa das secretárias ou na mesa do professor, com a menina-de-cinco-olhos mesmo ao lado.

Mafra fica mesmo ali ao lado, e para os mais gulosos sugerimos que experimentem os Fradinhos das pastelarias situadas em frente ao Convento.


Informações:
Estrada Nacional, 116, Sobreiro - Mafra
261 815 420