FANTÁSTICO JARDIM ZOOLÓGICO

EO 2019 LisboaPasseio21 Set. a 20 Mar.: 10h-18h, 21 Mar. a 20 Set.: 10h-20h
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Uma visita ao Jardim Zoológico deveria fazer parte das obrigações de todos os pais. Mais do que numa visita escolar, a memória de infância de uma ida ao Jardim em família, devia ficar para sempre.

A ida ao Jardim Zoológico é um dos programas mais fascinantes para fazer em família. Quem não tem essa memória da sua infância? Um dia no Zoo é um acontecimento. Desfrutar daquele mundo maravilhoso na companhia dos pais faz toda a diferença e, para os próprios pais, esse dia é um bem-vindo parêntesis no stress do dia a dia e um momento raro em família.

O Jardim é também a forma mais interativa e real de as crianças tomarem consciência do mundo animal. Ver ao vivo um elefante ou um leão, um panda vermelho ou um crocodilo não é a mesma coisa do que ver no computador ou na televisão. Sentir o cheiro e ouvir o rugido dos felinos ou o balir de uma cabra são sensações únicas só possíveis com os animais ali bem pertinho de nós.

Convencidos? Marquem na agenda a próxima ida ao Jardim Zoológico.

O Jardim tem ótimos espaços para um piquenique em família, muito mais divertido e agradável, por exemplo no espaço do “Bosque Encantado”. Desta forma, não só se poupa nos gastos como a visita tem mais um ingrediente para se tornar num momento de convívio entre todos os elementos da família.

Há vários percursos possíveis, e cada um deverá planear a visita de maneira a fazer o percurso sem falhar pontos importantes e sem repetir outros desnecessariamente. Para os mais pequeninos, é aconselhável levar uma cadeirinha de bebé. Como mera sugestão, fique com esta dica: comece a visita pela “Casa do Lago” onde poderá ver as crias de golfinho. Vá à “Quintinha do Lidl”, um espaço muito bonito para descobrir os animais domésticos bem como a horta e o pomar.

Vista a quintinha, deliciados com os porcos vietnamitas, os coelhos, ou os cabritos, o melhor é mesmo avançar para a visita aérea do Jardim. O teleférico dá-nos, em menos de meia hora, uma panorâmica sobre toda a área do Zoo bem como as mais bonitas perspetivas sobre o lindo horizonte da cidade. Impressionante é a passagem mesmo por cima do “Solar dos leões” ou sobre a instalação do Rinoceronte-branco. Imagens inesquecíveis.

Tudo no Jardim Zoológico vale a pena ver, haja tempo e disposição. Fica, no entanto, a sugestão para ver o “Vale dos Tigres”, o “Templo dos Primatas”, o “Reptilário” ou a “Tapada do Lince-Ibérico”. São espaços construídos já com a nova filosofia dos zoos modernos. Espaços que recriam os habitats dos animais, sem a existência de grades. São espaços muito educativos e lúdicos.

O Jardim tem ainda várias apresentações a não perder. A mais esperada pelas crianças, é a dos golfinhos.  São 30 minutos de puro deleite com os golfinhos a brindarem o público com a sua beleza e graciosidade. A não perder, também, as apresentações de “Aves em voo livre”, “Cobras & Lagartos” e a “Alimentação de Pelicanos”. Pode ainda visitar o Parque Arco-íris e deslumbrar-se com pequenas aves coloridas, os Lórios.  Não sendo propiamente uma atração, o “Cemitério de Animais de Estimação” merece uma visita, quer pela curiosidade que suscita, quer pela possibilidade de vermos a estima que os donos demonstram para com os seus animais. Foi inaugurado em 1934, tendo sido o primeiro cemitério de animais domésticos em Portugal.

Aberto há 135 anos, o Jardim Zoológico será sempre um dos passeios mais bonitos para se fazer em família e que, seguramente, continuará a marcar muitas gerações de pais e filhos. Divirtam-se!