ESTE VERÃO APROVEITE O ALGARVE - HÁ TANTO PARA FAZER

EO 2019 Sugestão
  • slider

A costa algarvia é o destino de muitos portugueses em época de férias de verão. Apesar de ser uma região conhecida pela sua costa dourada e praias paradisíacas, o Algarve tem muito mais para oferecer, especialmente às crianças e a toda a família. Veja as nossas sugestões.

Nestas férias, a ciência sai à rua
Algarve | Até 15 set.
Atualmente existem mais de 200 ações a decorrer na zona do Algarve no âmbito da iniciativa "Ciência Viva Verão em Rede". Água, luz, matemática, astronomia, geologia, resíduos, energias renováveis, paleontologia, arqueologia, biologia, química, física, botânica, ambiente e biodiversidade são algumas das temáticas da atividades propostas. Para saber onde e quando pode participar nas atividades, basta aceder ao site e procurar por data, distrito e concelho.

Uma cidade de areia
Lagoa | Até 14 set.
A Sand City, em Lagoa, é atualmente o Maior Festival de Esculturas em Areia do Mundo. Ocupa uma área de seis hectares e é construída por mais de 60 artistas provenientes dos vários continentes. Aqui, pode viajar numa “Volta ao Mundo em Areia” pelos vários continentes e conhecer as suas tradições, natureza, história, arte, cultura, gastronomia, cinema, desporto, música e todo o imaginário ligado a viagens e viajantes.

Visitar o campo na cidade
Portimão | 2ª a 6ª: 9.30h-17.30h
A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural recriando de forma fiel as estruturas das tradicionais quintas rurais. Os diferentes espaços exteriores proporcionam o contacto direto com a natureza e os animais. Existe ainda um edifício de apoio com salas multiusos para a realização de ateliês e workshops, performances e outras atividades.

Museu de Portimão
Portimão | 3ª: 19.30h-23h, 4ª a dom.: 15h-23h
Instalado numa centenária fábrica de conservas de peixe, o Museu de Portimão encerra na sua exposição de longa duração " Portimão: Território e Identidade" dois importantes percursos. O primeiro, "Origem e Destino de uma Comunidade", trata sobre a presença do homem no território ao longo do tempo e, o segundo percurso, "A Vida Industrial e o Desafio do Mar", versa sobre a pesca e a indústria conserveira. O museu também oferece regularmente exposições temporárias, muitas delas de produção própria.

Um olhar mágico sobre Tavira!
Tavira | 2ª a 6ª: 11h-15h
A Torre de Tavira oferece a mais deslumbrante e privilegiada vista sobre Tavira. Uma viagem mágica de 360 graus sobre a cidade, a partir do interior de uma câmara fotográfica gigante, utilizando um princípio ótico simples, composto de espelhos e lentes. As imagens são da panorâmica global da cidade ao vivo e em movimento daquilo que está a ocorrer no mesmo instante e no exterior da Câmara.

Em Tavira, a ciência está viva
Tavira | 3ª a sáb.: 10h-18h
No Centro Ciência Viva de Tavira os visitantes têm ao seu dispor os módulos interativos, onde podem experimentar quanto custa acender uma lâmpada com o trabalho dos nossos músculos, verificar como o caudal da água determina a energia produzida numa barragem, planear onde colocar estações de tratamento de águas para diminuir os efeitos de indústrias poluentes, fazer chover sobre uma pequena montanha e observar a erosão provocada pela água, de onde vem a chuva e para onde vai a água.

Uma aventura Aquashow
Quateira | 2ª a dom.: 10h-18h
O Aquashow conta com paragens já conhecidas para quem já visitou o parque: o River Slide, o maior escorrega do parque que proporciona uma viagem alucinante, o Twin Space Shuttle, o escorrega duplo com duas cápsulas gigantes e efeitos especiais no interior, a queda livre do Free Fall, o splash da Montanha Russa, a velocidade do Speed Race e muito mais. Para as crianças, os espaços Aquakids e Aqualândia contam com mil e uma brincadeiras. No total, são mais de 20 atrações, espaços verdes e zonas de descanso.

Parque da Mina
Monchique | 2ª a dom.: 10h-19h
No Parque da Mina é possível ver representadas algumas das tradições da Serra algarvia como o sapateiro, uma antiga mercearia/ taberna, a indústria da madeira desde o abate das árvores à carpintaria/ marcenaria, a costureira, o destilaria de medronho, a lavoura/ agricultura, a tiragem da cortiça, a extração de minério, o fabrico do carvão, o fabrico do pão, a cozinha tradicional com os seus utensílios assim como a casa museu toda mobilada, muitas realidades que alguns pais e avós viveram quando eram novos.

Castelo de Tavira
Tavira | 2ª a 6ª: 8h-19h, sáb., dom. fer.: 10h-19h
Os muçulmanos retomam a povoação de Tavira, em finais do século X ou inícios do XI, promovendo a construção do castelo no topo da colina de Santa Maria. Uma das suas funções seria proteger o vau do Gilão que permitia o trânsito entre as duas margens, supostamente, antes da construção da ponte. Hoje em dia, o Castelo de Tavira, na Vila Adentro, junto à Igreja de Santa Maria do Castelo, tem no seu interior um jardim e a partir do mesmo uma vista panorâmica sobre a cidade.

Aqualand Algarve
Alcantarilha | 2ª a dom.: 10h-18h
No Aqualand Algarve há diversões para todas as idades, entre elas: hydra, uma nova atração, um salto louco, onde desce a pique e dá um mergulhe com 3m de profundidade, o super surf, onde pode praticar surf, os rápidos, em que só tem de pegar na boia e atrever-se a descer os diversos socalcos de forma rápida e emocionante. Experimente também o kamikaze, um deslize com 92m de comprimento, aproveite para fazer uma competição e chegar em primeiro lugar.

Centro Ciência Viva de Lagos: Do Astrolábio ao GPS
Lagos | 3ª a dom.: 10h-18h
A exposição principal do Centro Ciência Viva de Lagos, “Do Astrolábio ao GPS”, trata dos Descobrimentos e da Navegação. Não esqueçamos que foi de Lagos que partiram muitas caravelas em direção a terras desconhecidas. Apesar das exposições se dedicarem aos Descobrimentos, o Centro apela à modernidade. Na Oficina Dóing, o visitante encontra uma impressora e canetas 3D, robôs e uma arena para a realização de reações em cadeia, além dos drones na piscina e pelo ar ou outros robôs.

Golfinhos e piratas em Albufeira
Albufeira | 2ª a dom.
A bordo do barco “Dreamer” parta numa excursão para observação de golfinhos selvagens e descubra as fascinantes grutas de Albufeira, impressionantes formações rochosas que deixarão miúdos e graúdos de boca aberta. Pode ainda optar por uma grande aventura a bordo num barco pirata. Durante este passeio pode observar as formações rochosas e praias de Albufeira, São Rafael, Castelo e Galé.

Karting Almancil - Fun Park
Almancil | 2ª a Dom.: 10h-20h
Preparado para receber visitantes de todas as idades, o Kartódromo de Almancil, tem disponíveis diversas modalidades adaptadas a cada faixa etária. Criado em 1992, este kartódromo é um espaço de lazer e competição que está à disposição de todos os amantes e interessados no desporto automóvel mais acessível a todos: o Karting!

Tacadas em família
Vila Moura | 1 fev. a 13 nov.: 10h-18h
Situado no centro de Vilamoura, o Family Golf Park disponibiliza percursos de minigolfe para toda a família. Um espaço de lazer e entretenimento onde adultos e crianças podem experimentar as emoções do Super Mini-golfe e fazer uma viagem à época romana.

Slide & Splash
Estômbar | 2ª a dom.: 10h-18.30
Com cerca de sete hectares de área, o Slide & Splash, um dos maiores parques aquáticos da Europa é um dos locais mais animados para passar umas férias bem animadas com os mais pequenos. Pode contar com inúmeros escorregas de água, espetáculos de animais, áreas relvadas para um excelente piquenique em família ou um momento de descanso nas espreguiçadeiras. A diversão é garantida com as principais atrações: o Tropical Paradise, o Big Wave e o Jacuzzi ou Laguna.

Museu do Traje de São Brás de Alportel
São Brás de Alportel | 2ª a 6ª: 10h-13h, 14h-17h, sáb. e dom.: 14h-17h
No Museu do Traje de São Brás de Alportel pode contar com exposições, espetáculos, palestras e uma exposição de trajes para visitar. O desafio é o de conhecer o Algarve e em particular o Concelho de São Brás de Alportel através de um passeio por espaços como a Rota da Cortiça, os veículos tradicionais, o próprio edifício e os seus jardins, os espaços rurais, a cavalariça e a cocheira, o moinho de vento e muito mais.

Na Quinta do Peral
São Brás de Alportel | 3ª a sáb.
O Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” é um espaço com uma oferta diversificada de espaços e atividades. Aqui, miúdos e graúdos podem (re)descobrir os valores do campo e a colaborar nas tarefas quotidianas da vida na quinta.

Viajar até à época medieval
Silves | 2ª a dom.: 9h-22h
O Castelo de Silves é uma das mais notáveis obras de arquitetura militar deixada pelos árabes. Esta fortificação situa-se no ponto mais elevado da colina da cidade e é o maior castelo da região algarvia. Quando entra no castelo, junto à entrada principal, é convidado a entrar pela escultura em bronze representativa do rei D. Sancho I. Nesta visita, aproveite e dê uma caminhada pelas largadas muralhas de pedra de areia que convidam a apreciar a belíssima paisagem panorâmica.

Promontório diante do mar
Sagres | 2ª a dom.: 9.30h-20h
Sagres, diferente da restante costa algarvia, oferece uma paisagem selvagem e dramática. A Fortaleza é uma paragem obrigatória para contemplar a vista tão única e diferente desta região - com oceano a perder de vista. Em outros tempos, local estratégico no arranque dos Descobrimentos portugueses, a Fortaleza de Sagres apresenta hoje uma interessante biodiversidade de fauna e flora a observar, além da magnífica vista panorâmica ao longo da costa.