UMA VISITA PELA HISTÓRIA DO PORTO

EO 2017 Porto e NortePatrimónioM/0
  • slider

A “jóia da coroa” da Casa do Infante e que fascina miúdos e graúdos, é uma maqueta interactiva do Porto Medieval que permite perceber como se constituía a cidade nessa época.

Situada na Rua da Alfândega, na zona antiga da cidade do Porto, fica localizada a Casa do Infante, um equipamento museológico cuja programação dirigida às escolas, mas também aos visitantes ao público famílias, tem contribuído para que os mais novos fiquem a conhecer o fascinante Porto Medieval. O seu nome deve-se ao facto de se supor que ali terá nascido o Infante D. Henrique.

O edifício divide-se em duas torres, numa delas está estabelecido o arquivo histórico Municipal do Porto. Não deixa de ser engraçado mostrar às crianças como um edifício tão antigo alberga um moderno arquivo.

Na outra ala do edifício está instalado o espaço museológico. Aqui pode seguir o percurso deste edifício e através dele perceber a história da própria cidade. No conjunto onde se inclui este edifício já funcionou, o chamado Armazém Velho ou Alfândega Régia, mas ainda antes disso, no séc. IV, foi um Palácio Romano. Tudo isto está documentado por objetos (como os mosaicos romanos) recolhidos nas diversas escavações arqueológicas que ali tiveram lugar, uma reconstituição vídeo em imagem virtual, com as diversas e surpreendentes transformações arquitectónicas do edifício e, vários postos multimédia.

Mas a "jóia da coroa" deste espaço, aquilo que fascina miúdos e graúdos, é uma maqueta interativa do Porto Medieval. Esta ferramenta pedagógica permite, através de um painel multimédia em que vão sendo indicados e explicados os diversos espaços do Porto Medieval, perceber como se constituía a cidade nessa época.

Na receção solicite gratuitamente o Roteiro para famílias "Uma História por contar", um guião com atividades divertidas e pistas de descoberta, ideal para a visita autónoma com as crianças.

Explore ainda os diferentes olhares sobre a Expansão Portuguesa e o encontro de culturas e descubra o papel do Porto e das suas gentes nos Descobrimentos.

Ao fim de semana a entrada é gratuita e a visita vale a pena.

Já que está por ali, admire a vista da zona ribeirinha e espreite a loja Porto Signs, situada do outro lado da rua. Aqui encontra interessantes e originais peças made in Portugal que poderão servir de recordação desta profícua visita!