UM TESOURO EM 3 NAUS

EO 2018 Região de LisboaMuseu
  • slider
  • slider

Há na cidade de Lisboa um tesouro a redescobrir: a capela de S. João Batista. E há visitas guiadas para crianças!

Quando há mais de 260 anos D. João V encomendou a verdadeira joia que é a capela de São João Batista , da Igreja de São Roque, nunca pensou que ela seria um dos mais valiosos tesouros que Lisboa tem hoje em dia. Por isso, está na hora de ir até à Baixa e visitá-la.

Para que o passeio seja ainda mais excitante, nada como começar pelo Restauradores e subir até ao Largo da Misericórdia pelo elevador do Lavra (não é todos os dias que se anda num elevador tão inclinado!).

Antes de entrar na Igreja, vale a pena mostrar aos mais pequenos a estátua do cauteleiro que está na praça e explicar-lhes quem eram estes homens que vendiam a sorte pela cidade.

Antes da visita à capela, que se encontra no interior da Igreja, é obrigatório visitar o Museu. Aos fins de semana, o Museu de São Roque dinamiza atividades para as crianças perceberem melhor a história e as obras do museu e da Igreja. Finalmente, chega a altura de visitar a Igreja. Magnífica. Durante a visita, nada passa despercebido: os tetos deslumbrantes, a lindíssima sacristia com as paredes pintadas com a vida de São Francisco Xavier ou o altar-mor, de ouro tão intenso.

Para o fim, fica a visita à maravilhosa capela que veio de Roma em 3 naus e que tem 24 tipos diferentes de pedra na sua construção e é decorada a filigrana. É uma obra de arte. São milhares de pequenos mosaicos que ao longe mais parecem uma pintura a óleo.

Será uma visita inesquecível!