PRÍNCIPES E PRINCESAS EM QUELUZ

EO 2018 Região de LisboaPatrimónioM/0
  • slider

Mesmo às portas de Lisboa está um dos palácios mais bonitos de Portugal: o Palácio Nacional de Queluz.

No Palácio Nacional de Queluz, o tempo recua aos séculos dourados da nossa monarquia. Ao entramos pela porta principal, começamos uma viagem ao barroco português e ao tempo dos reis e rainhas, mesmo à medida da imaginação das crianças mais pequenas.

Pelo interior do Palácio, as salas, os quadros, as mobílias, são dignos de uma história de encantar e o ideal é mesmo aproveitar uma das muitas visitas animadas que o palácio organiza, aos sábados. Aí sim, as crianças vão pensar que viajaram até ao tempo dos reis e rainhas, onde personagens vestidos a rigor, lhes dão a conhecer o quotidiano da corte ou as descobertas científicas do século XVIII.

Os jardins do palácio são a outra grande atração deste monumento nacional. Com um traçado "à francesa" os jardins, como o resto do Parque, foram decorados com lagos, fontes e muitas esculturas. E nos labirintos pode-se brincar ou jogar com as estátuas espalhadas por todo o jardim. Será, também, uma oportunidade de falar aos mais pequenos de figuras mitológicas, deuses e heróis da Antiguidade Clássica. Na decoração dos lagos e fontes predominam os temas aquáticos, destacando-se Neptuno, Nereida, tritões, sereias e peixes.

Será sem dúvida um dia bem passado, num ambiente diferente. No final da visita, do lado de fora do Palácio, o jardim urbano de Queluz pode ser um verdadeiro mundo de diversão para um piquenique ou para um divertido passeio de bicicleta para Suas Altezas Reais.

Fotografia: Carlos Pombo