O MUSEU DAS PEDRAS BONITAS

EO 2016 Centro de PortugalMuseu
  • slider

Viseu tem mais um aliciante para ser visitada. Único no mundo, o novíssimo Museu do Quartzo promete uma viagem interativa à história deste mineral.

No Monte de Santa Luzia, com uma vista fantástica sobre a cidade de Viseu, está o Museu do Quartzo. É único no Mundo. Uma riqueza ao pé de casa que pais e filhos deveriam aproveitar. O Museu é uma caminhada pelos tempos pré-históricos até aos dias de hoje. Ao longo do trajeto, é possível observar as mais diversas utilizações do quartzo, o segundo mais abundante mineral da Terra.

O Museu do Quartzo foi construído na cratera deixada no Monte de Santa Luzia por anos consecutivos de exploração por parte da Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos. Construído na maior jazida de quartzo da Europa, o museu quer dar a conhecer a importância deste mineral desde as origens do planeta. Aos mais pequenos é explicada a forma como o Homem sempre aproveitou estas pedras tão bonitas para diversas utilizações.

Moderno, neste museu quase tudo é interativo, por isso, a regra é mesmo… tocar em tudo! Um divertimento suplementar para os mais jovens e onde se aprende muito sobre o quartzo que como matéria-prima é utilizado num sem fim de indústrias, com destaque para a fundição, a cerâmica, a vidraria, a cristalaria, a ótica, a química, a medicina reconstrutiva, a eletrónica, a relojoaria e a joalharia... uff! Quem diria, e a partir de pedras que, por sinal, são muito bonitas e que até parecem formas de gelo no interior de uma gruta.

Finda a visita, e com esta semelhança com o gelo na cabeça, porque não aproveitar o facto de se estar em Viseu e aproveitar o resto do dia para uma divertida sessão de patinagem no Palácio do Gelo, no centro da cidade? Cuidado com os trambolhões!