EM BELÉM: COCHES, BERLINDAS E CADEIRAS

EO 2018 Região de LisboaMuseu
  • slider
  • slider

Quem é que não se lembra da história da Cinderela, a menina que a fada madrinha transforma numa bela princesa e que é transportada ao baile do príncipe num faustoso coche puxado por garbosos cavalos brancos?

Pois então, está na hora de mostrar às crianças que esse maravilhoso meio de transporte não é apenas uma invenção dos contos de fadas.

Em Lisboa, há o maior e mais bonito museu do mundo cheio de coches, berlindas e cadeiras. O Museu Nacional dos Coches existe há mais de cem anos, apesar de hoje estar instalado num lugar diferente do original.

No edifício do Picadeiro Real, antigo espaço do Museu mas ainda visitável, vale a pena chamar a atenção das crianças para os tetos magnificamente pintados. Quanto aos coches, descubra-os no novo edifício do Museu. Encante-se com os pormenores lindíssimos de cada um desde os tecidos dos estofos, a sua decoração, pinturas e até a quem pertenciam! Descubra ainda com os mais pequenos as diferenças entre coches, berlindas, carruagens, seges, carrinhos de passeio, liteiras e cadeirinhas.

Eles ficarão verdadeiramente deslumbrados com os três carros que foram utilizados na embaixada ao Papa Clemente XI e que se encontram a meio da galeria sul no novo edifício. São carros de 1716, únicos no mundo, verdadeiramente imponentes.

No final da visita todos vão ficar tristes por não se poder andar naqueles lindíssimos coches... Mas aí é que se enganam, porque se fecharem os olhos e imaginarem que a fada madrinha deu uma ajudinha, a charrete que está junto aos Jerónimos leva-nos como se fossemos príncipes, a passo de cavalo, num passeio por Belém.

Bom passeio!