A BRINCAR, EM VAGOS

EO 2016 Porto e NorteMuseu
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

No Museu do Brincar, em Vagos, há um tesouro: 17 mil objetos que o grupo Arlequim-Teatro para a Infância juntou ao longo de vários anos.

Estão mesmo à espera de serem descobertos pelos olhos dos mais novos.

É um mundo fantástico de objetos ligados às crianças. Brinquedos, vestuário, material escolar, literatura infantil, colecionismo, etc., que mostram aos mais novos como era brincar no tempo dos pais e dos avós que neste museu encontram, também, um espaço para reativarem as suas memórias de infância, reviver a criança de ontem e ter a perceção do que mudou ao longo de décadas.

O Museu do Brincar é, essencialmente uma grande viagem pela fantástica exposição Brincando pelo Mundo onde encontramos muitas surpresas. Por exemplo, sabias que o Action Man já tem 50 anos? Os papás vão deliciar-se ao verem a bela coleção deste boneco dos anos 60 e 70 com que muitos brincaram. Mas também se pode fazer uma viagem numa nave espacial pelo universo ou entrar no mundo dos continentes e descobrir como outras crianças brincam no planeta.

Em Vagos ir ao museu é uma brincadeira. No Museu do Brincar estão expostos 1700 brinquedos, uma pequena parte do espólio total. Muitos deles são antigos e alguns raros. Mas lado-a-lado com estas preciosidades estão réplicas com as quais as crianças (e os adultos que também quiserem) podem brincar. É ou não uma maravilha?

Em todos os espaços é permitido brincar com peças similares às expostas. Há brinquedos portugueses mas também de outros países. Por exemplo, existe uma sala dedicada ao Oriente, cheia de fantoches e marionetas. São lindos. Não deixem de ver também uns sapatos de bebé feitos no Tibete com pedaços de tecido de roupa dos pais. E se para os rapazes, como vimos, há a coleção de Action Man, para as meninas há a coleção de bonecas com trajes típicos de todo o mundo. Algumas, uma verdadeira delícia. No fim do dia, nada como regressar a casa e olhar para os nossos brinquedos com outros olhos. Afinal eles são tão importantes que até têm um museu… boa visita!


MUSEU DO BRINCAR
234 796 151 | Site