UMA CIDADE QUE É UMA MARAVILHA

EO 2017 Salamanca | Museus e Património
  • slider
  • slider

Chega-se rapidamente de carro a Salamanca, uma cidade lindíssima com muitos espaços que as crianças vão adorar.

Salamanca é famosa pela sua Universidade mas para além dessa herança histórica, mais séria e ligada à cultura, a cidade é divertida e está cheia de tesouros para descobrir.

Em família, e com crianças, sabe sempre bem dar um passeio pelo centro histórico de qualquer cidade e Salamanca tem tanto para ver nas suas ruas. Uma forma muito divertida é ir descobrindo os pormenores desenhados nas fachadas dos monumentos. Poderá fazê-lo com os jogos “Salamanca ao pormenor”. Basta ir pedir o jogo ao Posto Municipal de Turismo. Com os mais pequenos procure, por exemplo, a rã na fachada da Universidade, o astronauta e outras figuras fantásticas – como um macaco a comer um gelado ou uma cegonha – na porta do Domingo de Ramos da Catedral.

Ainda a pensar nos mais pequenos, há dois locais a não perder: o Museu de Art Nouveau e Art Déco e o Museu da História do Automóvel, No museu de Art Déco, há uma coleção de bonecas de porcelana, bonecos autómatos e brinquedos que as crianças irão adorar. Além disso, o edifício é muito bonito, com vitrais que ninguém vai esquecer, principalmente o teto do museu. No Museu da História do Automóvel, onde estão mais de 200 veículos, principalmente os rapazes vão delirar com as “bombas” em exposição. Desde os mais antigos, até aos modernos Fórmula 1, estão lá todos. A não perder!

Uma forma divertida e cómoda de visitar a cidade é no comboio turístico que parte da Praça de Anaya. Quanto aos monumentos históricos, há muitos, mas é obrigatório visitar a Universidade, a Casa das Conchas (faz lembrar a nossa Casa dos Bicos), a Catedral e a lindíssima Plaza Mayor, uma das mais bonitas de Espanha, que é um sítio ótimo para estar à noite com as crianças, tal é a animação.

No final, todos vão adorar a cidade e regressar a Portugal cheios de saudade.

Em Salamanca não é difícil encontrar um lugar para dormir. Os hostals têm preços muito acessíveis mas se quiser ficar num ambiente mais histórico, o NH Puerta de la Catedral, no belíssimo centro histórico da cidade, ao lado de duas catedrais magníficas, é uma boa opção.