UM PASSEIO ÀS MIL E UMA NOITES

EO 2016 Córdova | Passeio
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Há várias cidades espanholas junto à fronteira portuguesa que são excelentes destinos de passeios de fim de semana. Córdova é uma delas.

Um passeio a Córdova tem tudo para ser um fim de semana em família em cheio. Diga aos mais novos que vão conhecer uma cidade onde o Aladino poderia muito bem ter vivido, muito rica de história antiga, com lendas de mouras encantadas. É uma cidade património Mundial da Humanidade, cheia de cor e com monumentos lindíssimos a não perder.

A Mesquita-Catedral é um dos monumentos mais imponentes a ver. Quando se entra, ficamos de boca aberta. São dois monumentos num só. A parte muçulmana e a parte cristã. O fascínio para todos, e em especial para os mais novos, é o impacto de ver as 850 colunas todas diferentes que suportam a mesquita. É tão extraordinário como ver, depois, a parte da catedral de um esplendor verdadeiramente magnífico. Ninguém esquecerá jamais esta visita. Só faltou mesmo encontrar o Aladino atrás de uma das colunas.

Para apreciar melhor a beleza da cidade, o ideal é andar pelas ruas e ir descobrindo os magníficos pátios andaluzes ou a Rua das Flores que fica ao lado da Mesquita. A Calleja de las Flores é uma típica rua da Andaluzia com dezenas de vasos de flores a darem vida ao branco das paredes das casas em estreitas ruas com séculos de história em pleno bairro judeu.

No antigo bairro judeu vale a pena descobrir o labirinto de animadas ruas estreitas e visitar a sinagoga do século 14 bem como a Casa Sefarad onde descobrimos o essencial da vida dos judeus. É uma verdadeira aula, esta visita. Muito interessante, mesmo para os mais pequenos, porque se passa dentro de uma casa onde descobrimos através dos seus objetos, a vida quotidiana de um povo com tradições muito próprias.

Imperdível, mesmo, é o Alcazar dos Reis Cristãos, principalmente numa visita noturna. Nos fabulosos jardins desta fortaleza há um espetáculo de luz e cor em sintonia com os jogos de água que maravilham os adultos e as crianças. Vale a pena, ainda, visitar os banhos árabes, mesmo ao lado, e perceber a importância desta civilização na vida da península ibérica.

A cidade está cheia de muitas atrações e monumentos e descobri-los dá ainda mais interesse ao nosso fim de semana, por exemplo a espetacular ponte romana à saída da cidade, por cima do rio Guadalquivir. No entanto, há um que é obrigatório ver. A 8 km de Córdova, a Medina Azahara, mandada construir pelo primeiro Califa do Al-Andalus, em honra do seu amor Al Zahra. O que resta desta cidade milenar dá para ver ainda o que foi a sua sumptuosidade. O museu interpretativo destas ruínas, subterrâneo, é também digno de ser visitado (em 2012 recebeu o prémio de museu Europeu do Ano).

Se sobrar tempo e ainda quiser "estafar as crianças" com brincadeira, vá até ao agradável parque La Ciudad de los Niños. São mais de 45.000 metros quadrados que combinam zonas verdes e mais de 30 construções de jogos para todas as idades. No final, é regressar a Portugal com a sensação de um fim de semana inesquecível.

Descubra mais no Site