MARAVILHOSA SEVILHA

EO 2017 Sevilha | Parque e Património
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

É uma tentação estar de férias no Algarve para aproveitar a possibilidade de ir até à maravilhosa cidade de Sevilha.

Principalmente para quem está no Sotavento algarvio, Sevilha pode traduzir-se numa viagem inesquecível e não muito cara, cheia de atrativos para os mais novos, ou não fosse a cidade da Isla Mágica.

Não faltam outdoors junto às praias do Algarve a lembrar quão fantástica pode ser uma ida a Sevilha, para um dia inesquecível na Isla Mágica. Sem dúvida que o parque temático situado na Ilha da Cartuxa, o local onde Sevilha realizou a Expo 92, é a grande atração, principalmente para as crianças. Mas uma ida à capital da Andaluzia pode ser muito mais que um dia divertido num parque.

O melhor é destinar o primeiro dia para ir à Isla Mágica. Lembrando a época dos Descobrimentos e de Cristóvão Colombo, o parque de diversões deixará boas recordações. Quem se vai esquecer do El Motín, uma recriação emocionante de um ataque de piratas a um galeão quinhentista? Ou a descida vertiginosa e molhada dos rápidos do Orinoco? Desde os divertimentos aos teatros e shows diversos, a Isla Mágica é um programa de férias recomendável.

Passada a emoção, Sevilha aguarda-nos. Não faltam na cidade atrações. A própria cidade é uma delas com as suas ruas, os arabescos e azulejos coloridos e bonitos jardins. A céu aberto, há um passeio obrigatório, o Espacio Metropol Parasol. Trata-se de uma fantástica obra de madeira que parece um gigantesco cogumelo sobre os telhados de Sevilha. A vista é assombrosa e o efeito estético, muito moderno, acaba por se tornar numa diversão porque se anda a pé como se estivéssemos no céu. Se puder, vá lá ao pôr do sol, é um momento inesquecível.

A Catedral de Sevilha é o postal da cidade. Trata-se da maior catedral gótica e a terceira maior igreja do Mundo. Levou mais de um século para ser terminada. Chame à atenção dos mais novos para os vitrais coloridos, o coro de madeira e o monumental túmulo com os restos mortais de Cristovão Colombo e aproveite para explicar quem foi este navegador. Depois, se tiver pernas, suba a Torre da Giralda, mesmo ao lado. A vista lá do alto é deslumbrante. Logo ao lado há o Arquivo das Índias, relacionado com os descobrimentos espanhóis na América Latina. É lá que está o original do Tratado de Tordesilhas.

Se as crianças já forem mais crescidas, vale a pena visitar o Museu de Belas Artes, uma das maiores atrações culturais de toda a Espanha, e que muitos  consideram tão bom quanto o Museu do Prado, em Madrid. Mas como é menos visitado, a visita é muito mais tranquila.

Também o Alcazar vai deixar  todos de boca aberta. É um dos palácios mais antigo da Europa. A decoração árabe do seu interior é fabulosa. Chame a atenção para a beleza do rendilhado único nas paredes e nos tetos.

Na Basílica de la Macarena, vale a pena dizer aos mais pequenos que a belíssima imagem de Nossa Senhora é uma das mais veneradas de Espanha.

Também merece uma visita a Casa de Pilatos, um palácio  que  possui este nome por se acreditar que a sua construção é semelhante à casa de Pôncio Pilatos, em Jerusalém. Trata-se de um dos mais refinados palácios de Sevilha com muitas referências ao império romano, muito interessante para os mais novos.

Mas não há espaço como o Parque Maria Luisa e a Plaza de España para ir com a  família. A praça foi construída para a Grande Exposição de 1929 . Dá para andar de barco e é um programa muito divertido. A melhor altura para visitar este jardim é no final da tarde, quando o calor não é tanto. Muito divertido, também, é dar uma volta pela cidade numa das charretes que estão junto à Plaza de España.

Para ficar em Sevilha,  há perto do centro histórico muitos hotéis simpáticos, não exageradamente caros. Recomenda-se um com parque de estacionamento. Uma zona acessível é na margem do rio oposta ao centro histórico, na área de Triana, por exemplo, o Hotel Derby Sevilha ou o Monte Triana.

No regresso a Portugal, na bagagem, vem a recordação de dois dias de férias que não foram de praia mas que foram superdivertidos.

Veja aqui o vídeo (Isla Mágica - Sevilha):