TORRE DA CIDADE INVICTA

EO 2018 PortoVisita2ª a Dom.: 9h-19hM/00€ / 5€
  • slider

A Torre dos Clérigos faz parte da Igreja dos Clérigos. Considerada um ex libris da cidade do Porto, é ponto de paragem obrigatória neste Ano Europeu do Património Cultural.

A torre foi construída entre 1754 e 1763 com projeto  do italiano Nicolau Nasoni sob encomenda de Dom Jerónimo de Távora Noronha Leme e Cernache a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres. O seu arquiteto, Nicolau Nasoni, contribuiu, durante muitos anos, para a construção da grande torre dos clérigos sem receber nada em troca e só alguns anos depois isso aconteceu.

Seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus. Na altura da sua construção era o edifício mais alto de Portugal!

A espessura das paredes do primeiro andar, em granito, chega a atingir os dois metros. Destacam-se as janelas abalaustradas do último andar, mais comprimido e decorado, e os quatro mostradores de relógio.

Os materiais utilizados na construção da Torre dos Clérigos foram, principalmente, o granito e o mármore.

A Torre é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade do Porto. A vista panorâmica sobre a cidade e o rio Douro, desde o alto da Torre, é um bom motivo para subir esta enorme escadaria com cerca de 240 degraus!

Obs.: Gratuito até aos 10 anos.