SANTA MARIA DA FEIRA VOLTA AO PASSADO

EO 2019 Santa Maria da FeiraRecriação Histórica31 Jul. a 11 Ago.M/02,5€ a 8€
  • slider
  • slider

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é o maior evento de recriação medieval da Europa. A Viagem Medieval resulta da combinação de espetáculos de animação, fixos e itinerantes, com 29 áreas temáticas alusivas ao período em questão.

Numa época de grandes transformações sociais e económicas do mundo ocidental, em consequência da nefasta Peste Negra ocorrida acerca de duas décadas, sobe ao trono em 1367, el-rei D. Fernando, o Belo, intitulado rei de Portugal e do Algarve.

Não obstante as mudanças, o monarca vai receber um reino em paz e com um tesouro riquíssimo, pelo que poderá alimentar as suas grandes paixões: a caça e as modas de gostos artísticos e culturais, muito refinados, que eram também praticadas pela restante aristocracia europeia.

Após a morte de D. Pedro, de Castela, no âmbito da crise sucessória, Portugal entra em guerra com aquele reino, em três períodos distintos. D. Fernando reclama para si o trono castelhano, iniciando as guerras fernandinas com a invasão da Galiza, onde é aclamado rei em várias destas cidades por ter ali muitos apoiantes.

Sendo um monarca inconstante em algumas das decisões, a sua governação em tempos de paz foi notável, dando início a um projeto político inovador que vai partilhar com a rainha D. Leonor Teles. Assumiu a construção de muralhas e de grandes edifícios em várias cidades, promulgou a Lei das Sesmarias, criou a Torre do Tombo, a Casa dos Contos e fundou a Companhia das Naus, adaptando assim, a administração régia às necessidades dos novos tempos.

Na feira, além da recriação histórica desta época, por todo o recinto deambulam saltimbancos e outros artistas, interagindo com o público e representando cenas do quotidiano, acompanhados por grupos de música, malabares e outras artes.

Informações e programa completo: Site

Obs.: As crianças com uma altura inferior a 1,30m estão isentas de pagamento. A Viagem Medieval foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019.