POESIA E DANÇA NO CASTELO

EO 2019 LisboaAtividades Pedagógicas e Lúdicas21 Abr.: 11hM/55€ / 8,5€
  • slider

A Associação Danças com História e Dolcimello trazem ao Castelo de S. Jorge um conjunto de danças históricas assentes no que de melhor a nossa literatura produziu nos séculos XV, XVI e XVI.

No princípio era o verbo. Depois veio o corpo. A palavra e o gesto. E assim se fez a dança. Impossível separar aquilo que a Natureza uniu.

O Castelo de São Jorge recebe a dança e a história num único dia. Danças históricas assentes na literatura portuguesa dos séculos XV, XVI e XVII.

Século XVI
Liberta do latim medieval, senhora já dos seus plenos e amplos recursos, a língua portuguesa ganha o estatuto que a partir daí nunca mais perdeu. O português torna-se império e começa a gerar descendência, com idiomas crioulos e sotaques variados por esse mundo fora. É o tempo glorioso de Camões e mestre Gil, de Bernardim e de Resende. É o tempo dourado da poesia quinhentista.

Ao mesmo tempo, é o período de afirmação da dança portuguesa, sincrética e original, assente nos ritmos ibéricos e aberta ao que outras cortes dançavam. Essas mesmas cortes para onde as princesas portuguesas iam, desde Castela até à Borgonha e mais além.

Eis, pois, a palavra e a dança do século XVI acompanhadas por um conjunto de flautas renascentistas e percussão.

Por Serviço Educativo Castelo de S. Jorge