PERCURSOS PELO ROMÂNTICO

EO 2019 PortoVisita2ª a 6ª: 9.30h-17hM/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Os Caminhos do Romântico são percursos pedonais que pretendem dar a conhecer um pouco das contradições do Porto de Oitocentos: romântico e burguês, rural e industrial.

O Centro de Interpretação dos Caminhos do Romântico dinamiza três percursos que integram estes Caminhos - Porto do Romantismo, Arqueologia Rural e Industrial, a Fábrica de Massarelos e Prestígio da Burguesia, que ilustram o ambiente rural do Porto oitocentista.

Em destaque encontra-se a Casa Tait - numa extensa área verde, com vista sobre o rio Douro –, que conta com exposições temporárias, os jardins da Casa Tait, o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha e os jardins do Palácio de Cristal.

Os três percursos, que podem ser feitos de forma autónoma e gratuita (existem placas informativas ao longo dos trajetos):

Porto do Romantismo: passeio desde os jardins do Palácio, pela Rua Entre Quintas e Rua da Macieirinha, num ambiente bucólico.

Arqueologia Rural e Industrial: passeio entre a travessa da Macieirinha e o cais do Bicalho, passando por um espaço rural que se tornou, a partir do séc. XIX, num espaço predominantemente industrial.

A Fábrica de Massarelos e o prestígio da Burguesia: entre a Rua Entre Quintas e a Rua da Restauração, este percurso faz a ponte entre cenários rurais, piscatórios e industriais, por lugares de agricultura que parecem imutáveis desde o séc. XVII. Aqui, encontra vestígios de uma povoação de faina fluvial e marítima e as ruínas da 1ª fábrica pombalina do País.