OS HOSPITALÁRIOS NO CAMINHO DE SANTIAGO

EO 2018 MatosinhosRecriação Histórica6 Set.: 17h-1h, 7, 8 Set.: 12h-1h, 9 Set.: 12h-22hM/01€
  • slider

Uma verdadeira viagem no tempo até à época medieval, com dança, música, saltimbancos, falcoaria, torneios a cavalo, treino de armas, recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles, entre outros.

A recriação tem sempre um especial ênfase no rigor histórico e na aprendizagem informal dos usos, costumes, hábitos e tradições desta época, com uma tónica muito acentuada na divulgação e desenvolvimento dos Caminhos de Santiago.

A iniciativa é desenvolvida com objetivos lúdicos, com diversas atividades para o público infantil.

A peregrinação, a recriação histórica, a festa medieval
Matosinhos está muito ligado a Santiago e às rotas seculares das peregrinações religiosas, existindo muitos locais de abrigo e de proteção contra salteadores, lobos e intempéries. O Mosteiro de Leça do Balio foi um deles, estando integrado no Património da Humanidade, pelos itinerários dos Caminhos de Santiago por toda a Europa. A ligação entre o concelho e Santiago é também marcada por uma lenda. A tradição conta que a Capela de Santo Antoninho do Telheiro foi erigida no local onde Santo António, em peregrinação a Santiago, se refugiou durante a noite.

Com o objetivo de reavivar memórias e tradições e de valorizar a Peregrinação a Santiago, o evento conta com uma recriação histórica com artesanato, música, mercados e tabernas medievais. Além disso, há também visitas guiadas ao Mosteiro que cria um cenário singular e mágico, uma vez que assume um papel principal nesta recriação.

Fotografia: Francisco Teixeira