HISTÓRIA COM MAIS DE 300 ANOS

EO 2019 PenafielVisita Guiada2ª a Dom.: 10h, 11.30h, 15h, 16.30h (mar. a Nov.)M/0A Definir
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

A história da Quinta da Aveleda, hoje conhecida pelos seus vinhos, perde-se no tempo, mas existem inúmeros registos sobre a mesma a partir do século XVI.

A Quinta da Aveleda foi sempre uma propriedade agrícola composta por um conjunto de quintas que, ao longo dos anos, passaram de mão em mão. Até que Manoel Pedro Guedes de Silva da Fonseca, no meado do século XIX, entediado da vida da capital, começou a apaixonar-se pela sua Quinta e foi viver para a Aveleda.

Hoje, a quinta é conhecida pelo seu património arquitetónico e pelos seus parques e jardins. As follies, estruturas decorativas, não funcionais, excêntricas e simbólicas, são abundantes. Na visita guiada, poderá ver a Janela Manuelina do século XVI onde, segundo a tradição, D. João IV foi aclamado Rei de Portugal e que, mais tarde, foi transportada para os jardins da Quinta da Aveleda. Veja também a Fonte das 4 Irmãs, que tem gravada os perfis em mármore das filhas do proprietário da quinta e que cada uma representa uma estação do ano; a Torre das Cabras, uma homenagem às antigas gerações da Quinta da Aveleda, foi edificada para albergar cabras anãs; e a Fonte de Nossa Senhora da Vandoma.

Nos jardins da Quinta da Aveleda também é interessante observar as flores e as várias espécies de árvores, algumas das quais centenárias, como o cedro japonês, o cipreste dos pântanos ou a sequóia americana.

Obs.: Os preços variam consoante a tipologia de visita escolhida.