GRUTAS DE MIRA DE AIRE

EO 2018 Porto de MósVisita2ª a Dom., Out. a Mar.: 9.30h-17.30h, Abr., Mai.: 9.30h-18h, Jun., Set.:9.30h-19h, Jul., Ago.: 9.30h-20hM/04€ / 6,8€
  • slider
  • slider

Mergulhe nas profundezas da Terra e conheça as maiores grutas de Portugal. Uma verdadeira visita debaixo dos nossos pés!

A Gruta mantém durante todo o ano uma temperatura interna estável: cerca de 17ºC. Este ar quente e húmido subia pelo algar e, ao entrar em contacto com o ar frio do exterior nos meses de inverno, condensava-se, criando uma neblina.

Foi com base nesse fenómenos que quatro habitantes da vila desceram à gruta para procurar água a 27 de julho de 1947. Mas, só em agosto de 1974 é que as grutas foram abertas ao público.

A sua extensão total é superior a 11,5 mil metros, mas apenas 600 metros são visitáveis, num desnível de 110 metros em relação à entrada da gruta. No total, os visitantes descem 683 degraus!

A visita começa com uma breve apresentação, em vídeo, da história da Gruta e daquilo que pode encontrar nos momentos seguintes. Durante a visita guiada, é possível ver duas das três fases da vida de uma gruta: a gruta fóssil, na parte superior, e a gruta semi ativa, junto ao lago final. Abaixo do nível freático, a gruta continua ativa e novas galerias podem ser abertas pela água.

Surpreenda-se com as estalactites, as estalagmites, as colunas, os lagos e as cascatas iluminadas!

Obs.: Gratuito até aos 4 anos.