FÁBRICA DA PÓLVORA

EO 2018 OeirasVisita2ª a Dom.: 9h-18h (out. a Abr.), 9h-21h (mai. a Set.)M/00€
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

A Fábrica da Pólvora de Barcarena foi crescendo ao longo do tempo e sofrendo acréscimos e transformações, próprios da evolução dos tempos e da maior ou menor necessidade de pólvora.

A Fábrica da Pólvora fica no vale de Barcarena, local abundante de água. As primeiras referências à ocupação deste vale indicam a instalação de umas Ferrarias, em 1487, para o fabrico de armas, mas só no século XVII, cerca de 1618/19, terá funcionado a primeira oficina para o fabrico da pólvora negra.

As ferrarias acabariam por encerrar no final do século XVII. A oficina de pólvora foi-se  adaptando e ajustando aos vários tipos de pólvoras, às novas maquinarias e às diversas fontes de energia, até ao seu encerramento em 1988.

Em 1998, este local transforma-se num complexo aberto, vocacionado para atividades culturais, lazer e divertimento. Integrados na área da antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, os jardins, o parque infantil e o parque urbano conferem um caráter idílico aos diferentes espaços deste antigo complexo industrial.

Na visita à Fábrica da Pólvora, não pode deixar de conhecer: o Jardim da Caldeira dos Engenhos, o Jardim das Oliveiras, a Praça do Sol, o Pátio do Enxugo, o Edifício das Oficinas a Vapor e o Edifício das Galgas.