EDIFÍCIO NEOCLÁSSICO IMPONENTE

EO 2019 PortoVisita2ª a Dom.: 9h-18.30h M/06,5€ / 10€
  • slider

Um edifício único, já com 100 anos, cheio de diferentes estilos, salas e salões que primam por pormenores decorativos magníficos.

Deixamos a sugestão de uma visita a um edifício único o Porto, o Palácio da Bolsa.

Fica situado no centro comercial da cidade antiga, classificada pela Unesco como Património da Humanidade, e é um espécime arquitetónico do estilo neoclássico, dos mais notáveis do País.

Este edifício conta já com 100 anos, uma vez que foi aberto ao público em outubro de 1908, no entanto, a sua construção começou ainda na primeira metade do século XIX, em resultado dos esforços dos comerciantes portuenses que haviam perdido o seu local de troca de mercadorias. Atualmente, é a sede da Associação Comercial do Porto e um local de visita obrigatório no Porto.

Trata-se de um edifício magnífico, cheio de diferentes estilos e com salas e salões que primam por pormenores decorativos magníficos, paredes e tetos em gesso forrados a ouro, mas também cheios de simbolismo. Como, por exemplo, o Pátio das Nações, ostentando os brasões dos países com que Portugal mantinha relações comerciais.

Destacamos a Sala dos Retratos e o Tribunal do Comércio, onde se julgavam crimes comerciais. Nestas salas impressiona o precioso trabalho de embutidos e mobiliário original. Mas aquela que mais surpreende pela riqueza e o trabalho ali investido, apenas de artificies portugueses, é o Salão Árabe. Esta sala demorou 18 anos a ser construída, e é palco de banquetes, festas e concertos. Chame a atenção para os lustres espalhados pelo edifício, alguns deles chegavam a pesar uma tonelada!

Já que está no centro do Porto aproveite a deslocação e ali bem pertinho fica a Igreja de São Francisco. Esta Igreja remonta ao século XVI.

Obs.: A visita, obrigatoriamente, tem uma duração aproximada de 45 minutos sendo o idioma marcado consoante ordem de chegada. A entrada é gratuita até aos 12 anos.