À DESCOBERTA DO CASTELO DE PADERNE

EO 2018 AlbufeiraVisitaJun a Set., 4ª: 10h-18h; Out. a Mai., 1ª, 3ª Quarta-ferira/mês: 10h-16hM/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

A iniciativa pretende abrir as portas deste castelo medieval e dar a conhecer a sua história.

Um dos símbolos da Bandeira de Portugal são os sete castelos. Sabia que o Castelo de Paderne é um dos que figuram na bandeira? Foi conquistado aos mouros por D. Paio Peres Correia, em 1248. Em 1858 foi desativado, deixando as suas funções defensivas.

O Castelo tem sido alvo de várias intervenções arqueológicas que mostram que, ao abrigo das muralhas, o local foi totalmente urbanizado, com ruas estreitas percorridas por um sistema de esgotos que conduziam as águas para o exterior da fortificação. Após a conquista cristã do Algarve, instalou-se aqui uma população diferente que alterou o modelo doméstico primário. No interior do Castelo, destacam-se também as ruínas de um templo que foi a primitiva sede paroquial de Paderne, no século XIII.

O Terramoto de 1755 também foi sentido no Algarve e este castelo foi uma das vítimas, sofrendo o desmoronamento parcial das muralhas e da torre albarrã. Apesar dos sucessivos restauros, o Castelo encontra-se degradado, no entanto, ainda apresenta alguns panos de muralha, bem como o torreão de entrada e as paredes mestras da sua Ermida.

Para facilitar a visita, existem áudio-guias disponíveis no site da Direção Regional de Cultura do Algarve, que pode descarregar ou ouvir através do site.

Visitas guiadas
Pode agendar uma visita guiada ao Castelo, todos os dias da semana.
Inscrições: Email