UM PASSEIO NA NATUREZA

EO 2018 Salvaterra de MagosPasseios de BarcoSáb., Dom.: 10.30h-13h, 14.30h-17hM/015€ / 25€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

CONDIÇÕES ESPECIAIS
ESTRELAS e OURIÇOS

Oferta 1 Bilhete Criança (até 10 anos) na Compra 1 Bilhete Adulto

Apresente esta página
Imprimir

Apresente esta página impressa para obter o desconto

O contacto com a natureza é cada vez mais algo que se deve incentivar, sobretudo pela importância que tem no desenvolvimento saudável das crianças. Agende um passeio de barco.

Com a ajuda da Rio-a-Dentro, vai poder navegar pelo maior dos nossos rios e ir descobrindo canais secundários, ilhas, praias, aldeias e vilas ribeirinhas é algo muito interessante para o crescimento das nossas crianças.

Enquanto navega pelo rio Tejo, pode ver bem de perto cavalos que pastam pelas praias, aves que nidificam pelos salgueirais e ninhos!

O objetivo da atividade é dar a conhecer o rio Tejo, fauna e flora, e despertar nas crianças o interesse pelas temáticas da natureza, do ambiente, da biodiversidade, dos ecossistemas e da sustentabilidade. No fundo, sobre o futuro do nosso planeta, o futuro de todos nós.

E tudo isto pode ser visto, confortavelmente, a bordo dum dos Rio-a-Dentro, os mais modernos e seguros barcos que existem no rio Tejo.

Numa só ilha nidificam milhares de aves de sete espécies
A Ilhas das Garças, uma pequena ilha do rio Tejo, junto da Aldeia Avieira do Escaroupim-Salvaterra de Magos. Local escolhido por várias espécies de aves para pernoitarem e ou nidificarem. A colónio de garças da Ilha das Garças e muito importante não só pelo número de casais envolvidos, mas também pela diversidade de espécies nidificantes. Na época de nidificação, entre março e julho, são milhares os indivíduos de várias espécies que ai nidificam: Garça-Cinzenta, Garça-boieira, Garça-branca-pequena, Colhereiro, Goraz, Papa-ratos, Ibis-Pretas, entre outras espécies. Ao longo das margens, também nidificam, em colónias, os Abelharucos e as Andorinhas-das-barreiras. Pode ainda observar cegonhas-brancas ou Milhafres-pretos.

Ilha dos Amores
É uma minúscula ilha coberta de salgueiros. Como fica no meio do rio e é rodeada por praias é o sitio ideal para se poder parar o barco e tomar um banho.

Ilha dos cavalos
É a maiores das 6 ilhas daquela zona do rio, habitada em permanência por éguas e pelas suas crias até atingirem uma idade mais avançada e serem depois levados para outras paragens. Quando passa por lá a tendência dos animais é virem até à praia dizer “olá”, como se estivessem a convidar a desembarcar.

Valada
Vista do rio é uma Vila encantadora. Poder atracar no cais, subir ao valado em pedra, que separa a vila do Tejo, é simplesmente novidade. Fica ao nível dos telhados das casas. Poder caminhar ao longo do paredão em pedra, bem cuidado, que tem como função proteger a vila das cheias é fantástico. Parece que está noutro país e noutro tempo.

Palhota
É a típica aldeia "Palafita Avieira": casas em madeira pintadas de cores garridas, sobre estacas ou grossos pilares de cimento. É um "exemplar único" não existe outra com as mesmas características em Portugal.

Ponte Ferroviária
Inauguração em 1904 da Ponte Ferroviária Rainha D. Amélia, ligava o norte e o sul de Portugal. Construída em ferro e pintada de cor vermelha é um belo exemplar da engenharia do passado e está em perfeito estado de conservação. Ainda é utilizada, mas só para a passagem de outro tipo de veículos. Em 1987 foi substituída por uma outra bonita ponte em betão, para o serviço Ferroviária. Vale pena a experiência de navegar por baixo das duas pontes.

Duração: 2.30h

Local de embarque: Cais do Escaroupim – Salvaterra de Magos, a 40 minutos de Lisboa.

Inscrições: 915 880 518 | Email

Mais informações: Facebook

Obs.: Horários a combinar na altura da marcação. Gratuito até aos 5 anos. Também para escolas.