TRILHO DO FLAMINGO

EO 2018 AlcocheteVisita GuiadaSáb., Dom.: 10.15hM/05€
  • slider

Não perca a oportunidade de conhecer o complexo das Salinas do Samouco, com experiências únicas em contacto com a natureza.

No concelho de Alcochete está a mais importante zona húmida do País e uma das mais importantes da Europa. Está classificada como Reserva Natural, um estatuto que lhe foi atribuído devido à diversidade de aves migratórias que escolhem o estuário do Tejo como habitat durante o inverno. A Reserva Natural do Estuário do Tejo é local de abrigo para mais de 120 mil aves!

Outrora este complexo foi um dos mais importantes núcleos Salineiros, nos tempos de hoje é uma área de conservação de Natureza onde encontra uma enorme biodiversidade com destaque para avifauna, não esquecendo as suas raízes é aqui que encontra a única Salina ativa em todo o Tejo, hoje as salinas são um laboratório natural para explorar nas suas visitas.

Para aproveitar ao máximo o passeio pelas salinas, recomenda-se o recurso a visitas guiadas. São muito mais ricas, estão estruturadas e dão muito mais segurança a quem faz um passeio deste tipo com crianças. São visitas que recorrem ao chamado “Trilho do Flamingo”. Trata-se de uma visita que tem como principais atrativos a avifauna, a salicultura tradicional, a flora das salinas, os burros mirandeses e a paisagem no seu todo. O trilho do flamingo é um percurso circular com 4,56 km e de dificuldade reduzida.

Embora a flora seja pouco expressiva nesta área pode observar a vegetação que constitui o sapal e que se desenvolve nas margens dos esteiros, cômoros e em alguns casos no interior das próprias salinas.

Inscrições: Email