PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS VAI TER RESERVA DARK SKY PARA OBSERVAR AS ESTRELAS

EO 2019 GerêsObservatório Natural
  • slider

A Porta do Mezio, uma das entradas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, deverá receber até ao final do ano um observatório natural - Dark Sky Reserve (DSR).

A Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), com o apoio do Município de Arcos de Valdevez, está a desenvolver um projeto para a criação de na Porta do Mezio, entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que deverá ser implementado até ao final deste ano.

Esta iniciativa encontra-se incluída no programa “Norte 2020 Património Natural” e surge na sequência da aprovação da candidatura “Local Dark Sky no território do Parque Nacional da Peneda- Gerês”. A criação desta DSR visa promover o ecoturismo e a proteção de habitats noturnos, ideais para a astronomia profissional e/ou amadora, bem como alertar para a preservação e reconhecimento dos céus escuros como um recurso valioso.

As Dark Sky Reserve (DSR) são territórios de tamanho considerável, que possuem uma qualidade excecional de noites estreladas e um ambiente noturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional e/ou cultural.

Graças a este projeto, passa a existir um espaço privilegiado para a observação de astros e estrelas em pleno coração do Minho, presenteando os visitantes com uma oportunidade única e inigualável de desfrutar de todas as maravilhas que orbitam nos céus da nossa galáxia.

O observatório natural vai juntar-se às atividades já existentes na Porta do Mezio. No portfólio da Porta do Mezio já existem eventos de trekking noturno com orientação pelas estrelas, outros dedicados à observação de corpos celestes através de telescópios e ainda atividades de fotografia noturna e astrofotografia.

Mais informações: Site