NA QUINTA DO PERAL

EO 2018 São Brás de AlportelVisita3ª a Sáb.M/00€
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

O Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” é um espaço com cerca de 2 mil m2, localizado na antiga Escola Primária do Peral, em São Brás de Alportel.

Com uma oferta diversificada de espaços e atividades, a Quinta do Peral convida as famílias a (re) descobrirem os valores do campo e a colaborar nas tarefas quotidianas da vida na quinta: dar de comer aos animais, participar nas atividades da lavoura, nas hortas e no pomar, ajudar na cozedura do pão, partilhar os segredos do fabrico das compotas, entre muitos outros desafios para um dia diferente em contacto com a natureza.

A Quinta tem como objetivo partilhar os afazeres do quotidiano de uma quinta tradicional do barrocal algarvio e transmitir a mensagem urgente da necessidade de respeitar, defender e preservar a vida animal e o meio ambiente da região.

Numa visita à quinta, as crianças passam pela horta pedagógica, onde se ensina a preparar a terra, a semear, a mondar, a sachar e a regar. É ainda possível ver as plantas a crescer e acompanhar o amadurecimento dos frutos.

Num passeio pelas casas dos animais, pode conhecer os verdadeiros residentes da Quinta do Peral: ovelhas, cabras, galinhas, faisões, coelhos e patos. No centro da quinta, fica o lago, onde se encontram as tartarugas. Depois deste passeio, as crianças descobrem quem é que vive no curral, na coelheira ou no galinheiro.

Muito importante também, é a passagem pelo Cantinho da Compostagem onde se pode conhecer e participar neste processo ecológico de valorização de resíduos.

Horário:
3ª a 6ª: 10h-18h (15 jun. a 14 set.)
3ª a 6ª: 9h-17h (15 set. a 14 jun.)

Sáb.: 10h-13h, 14h-20h (1 abr. a 31 mai.)
Sáb.: 14h-20h (1 jun. a 30 set.)
Sáb.: 10h-18h (1 out. a 31 out.)