MAIS DE UM MÊS DE FESTA

EO 2018 Viseu | Festa9 Ago. a 16 Set.M/00€ a 40€
  • slider

A tradicional Feira de São Mateus, em Viseu, celebra 626 anos e garante muitos dias de folia. Esta edição conta com 39 dias de animação, com música, carrocéis e folclore.

A antiga Feira Franca de Viseu, hoje conhecida por Feira de São Mateus, foi criada pela Carta de Feira concedida pelo rei D. João I, em 1392. Esta feira tinha início no dia de Santa Cruz, 3 de maio, e durava um mês.

Muitos serão os artistas que vão pisar o palco desta festa, como Amor Electro, Raquel Tavares, ABBA Gold ou Quinta do Bill. No dia 19 de agosto, de manhã, há animação para os mais novos. O Ruca promete encantar miúdos e graúdo, enquanto cantam, dançam e incentivam o público a fazer o mesmo. Além disso, as crianças vão poder conhecer, cumprimentar e tirar fotografias com os seus personagens preferidos.

A 27 de agosto as "Cavalhadas de Vildemoinhos" vão estar em destaque. Nesta noite, os visitantes vão poder assistir ao habitual cortejo, composto por cavaleiros, carros tradicionais, artísticos e institucionais e grupos de fanfarras e bombos. Em setembro, já a preparar a festa do próximo ano, o Carnaval de Ovar desfila pela Feira de São Mateus com a tradicional animação.

Este ano, o evento traz de volta os "Domingos Francos" (de entrada gratuita), com programação principal e secundária, onde as tradições ganham estatuto de "neón". Atividades temáticas como o "Dia de Viriato", o "Concurso dos Vestidos de Chita", o Festival Internacional de Folclore, as gincanas e os passeios de veículos históricos motorizados regressam e têm lugar aos domingos.

Obs.: A Feira de São Mateus foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Portugal 2018.

Fotografia: Feira de São Mateus