FEIRA QUINHENTISTA DE SINTRA

EO 2018 SintraFestival12, 13 Jul.: 17h-24h, 14 Jul.: 13h-24h, 15 Jul.: 13h-23hM/00€
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

De 12 a 15 de julho, Sintra recebe mais uma edição da Feira Quinhentista, recriando um mercado e a vida da época.

"Um jardim do paraíso terreal. Que Salomão mandou aqui. A um rei de Portugal." Foi com estas palavras que Gil Vicente definiu a Sintra do seu tempo, no século XVI. Nesta época, no reinado de D. Manuel I, Portugal era, no contexto político e económico uma das maiores potências da Europa e também por esta razão, o rei concentrava na sua pessoa cada vez mais poderes.

A Corte, como espaço e prolongamento do próprio rei, extravasa os muros restritivos da sua casa real, cada vez mais numerosa pelos seus pares, e ajuda a construir esta imagem de poderio através da "mostrança" de que se faz alvo e agente: o rei e os que o rodeiam são simultaneamente atores e espectadores e o povo desempenha o papel predestinado de figurante.

Vá até Sintra e participe nesta recriação histórica que vai contar com artífices, artesãos, mercadores, gastronomia e doçaria. Haverá animação permanente com música, dança, malabarismo e teatro. Serão 4 dias de feira, onde se poderá conhecer alguns dos mestres da época de D. Manuel I, como a tinturaria, a tecelagem e a moagem. Haverá também demonstração de armas da época para além da habitual animação com diversos personagens das obras de Mestre Gil Vicente, que também irá à Feira.  As crianças poderão experimentar a oficina de padeiro, ou realizar um passeio de burro.