DE OLHOS POSTOS NO CÉU

EO 2019 Miranda do DouroFestival31 Mai. a 2 Jun. M/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

De 31 de maio a 2 de junho, binóculos e máquinas fotográficas voltam a ser os acessórios mais vistos nas ruas de Miranda do Douro. Durante três dias, centenas de observadores de aves e amantes de natureza virão descobrir as aves, paisagens e tradições da região, no III ObservArribas: Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro.

O III ObservArribas: Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro é uma oportunidade para descobrir as aves, as paisagens e as tradições da região, a pé, de barco ou de carro elétrico.

As crianças podem descobrir as aves portuguesas através das suas penas e ossos, construir binóculos ou jogar ao "jogo do burro de Miranda". No Largo do Castelo haverá uma verdadeira feira de Natureza e de produtos locais, acompanhada de uma mostra de cinema ambiental. E coincidindo com os festejos do Dia da Criança, não vão faltar, claro, as atividades especialmente concebidas para os mais novos.

Desde observar abutres e águias – as maiores aves da Europa –  e aprender mais sobre as aves noturnas ao contacto com os burros mirandeses e danças tradicionais, o ObservArribas terá atividades para todos os gostos.

As protagonistas do festival são as aves, que podem ser apreciadas de todos os ângulos, de dia e de noite: haverá observação de aves na cidade, em caminhadas pelas arribas, e a partir do próprio Douro, em cruzeiros e caiaques. E para ver a natureza pelos olhos de quem vive dela, os visitantes são convidados a passear com um pastor local.

No centro de Miranda do Douro, miúdos e graúdos vão ter a oportunidade de pôr mãos à obra. Os adultos podem fazer película aderente sem plásticos, a partir de cera de abelha, enquanto os mais novos reutilizam materiais do dia a dia para fazer binóculos, no cantinho do Rupis, dia 1 de junho, das 10h às 19h, e dia 2, das 10h às 17h. E todos vibram com os “Cães CSI” na demonstração do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.

Com dezenas de atividades a decorrer ao longo dos três dias o III ObservArribas convida os amantes de natureza a explorar a beleza natural e cultural das Arribas do Douro.

Mais informações e inscrições: Site