ALDEIA EM MINIATURA

EO 2018 MafraPasseio2ª a Dom.: 9.30h-18h (inverno), 9.30h-19h (verão)M/00€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Em Mafra, há uma aldeia em miniatura que retrata a vida saloia da primeira metade do século XX.

Em 1945, José Franco pensou construir um museu ao vivo da sua terra: um mundo em miniatura que reproduzisse os hábitos, o trabalho e as tradições da vida rural.

Para isso, José Franco imaginou uma aldeia em miniatura, onde as figuras são engenhosamente movidas a água, transmitindo vida à aldeia saloia típica da primeira metade do século XX.

A aldeia divide-se em duas metades, uma em miniatura, outra, uma réplica em tamanho real do universo rural saloio da época. A viagem a este universo começa logo com o avistamento da estrada de um moinho de vento. Lá dentro os mais novos descobrem as mós a triturarem os cereais.

Na entrada principal há uma azenha para moer o milho (as crianças podem experimentá-la). Há, ainda, a oficina de carpintaria, com os respetivos utensílios, a loja da Ti Lena, uma mercearia onde nada falta (mas tão longe dos atuais supermercados) e, claro, não podia faltar, a cozinha saloia, onde todos os dias se coze o pão da região em forno a lenha, pão que pode ser comprado no local. Perto da cozinha, há uma adega, com os utensílios próprios da época.

Na aldeia há, ainda, as lojas do barbeiro e do dentista, a casa do lavrador, com o quarto e a salinha de estar e, à porta, o banco de pedra onde se sentam os namorados.

A Escola Primária é uma das grandes atrações, com as lousas, as carteiras e os livros que remontam para um período que terminou por volta dos anos 70.

No final, ninguém pode ir embora sem provar o pão com chouriço ou as filhoses, tudo feito na hora!