SENTIR A NATUREZA NO EVOA

EO 2017 Vila Franca de XiraVisitas e Oficinas3ª a Dom.M/3
  • slider
  • slider
  • slider

Uma visita para sentir a verdadeira natureza do Tejo, com atividades à medida!

O EVOA disponibiliza ao longo do ano diversas atividades e todos os dias há visitas guiadas às lagoas e à exposição.

Visitas de estudo

O EVOA localiza-se na Lezíria de Vila Franca de Xira, dentro da Reserva Natural do Estuário do Tejo. Sabiam que chegam a estar no estuário mais de 120.000 aves? E que podem ser observadas, ao longo do ano, cerca de 200 espécies de aves diferentes? Localizado no coração da Reserva Natural do Estuário do Tejo, o EVOA reúne todas as condições para realizar saídas de campo desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Os guias do EVOA recebem os alunos na entrada na lezíria, próximo da Ponte de Vila Franca de Xira, apoiando na interpretação da paisagem até ao Centro de Interpretação (percurso de autocarro de 12Km).

Ao chegar ao Centro de Interpretação, os alunos, divididos em grupos de aproximadamente 15 elementos, são acompanhados permanentemente por guias especializados realizando as diversas atividades que vão ao encontro dos conteúdos curriculares, sempre que possível numa abordagem interdisciplinar.

Nas lagoas do EVOA, poderão ver algumas dessas espécies, mas nesta visita não observarão apenas aves, ficarão também a conhecer as plantas, os invertebrados os peixes e os mamíferos que vivem no estuário e na lezíria.

Ao definir a data da visita a uma reserva natural, para além do enquadramento nas temáticas curriculares a abordar, o EVOA recomenda que tenha em conta as dinâmicas que ocorrem ao longo do ano. Saiba mais em www.evoa.pt.

Poderá utilizar esta visita como um recurso de introdução, consolidação, recapitulação e/ou motivação para as temáticas a abordar durante o ano letivo. Não se exige que a matéria seja abordada previamente em sala de aula.

A saída de campo está sempre garantida, mesmo em dias de chuva, vento ou calor intenso, é proporcionada uma visita confortável aos alunos. Os observatórios são cobertos e o centro de interpretação dispõe de todas as comodidades.

Programa pedagógico:

Pré-escolar
A primeira visita a uma reserva natural permite estimular os sentidos e incentivar à descoberta do meio envolvente.

1º ciclo
Privilegiando a aprendizagem pelos sentidos, os alunos conhecerão a Reserva Natural do Estuário do Tejo e os animais que aqui vivem. Os alunos compreenderão a importância da preservação da natureza e aprenderão que comportamentos deverão ter em espaços como este.

5º ano
Em Ciências Naturais é importante saber reconhecer, registar e organizar o que se encontra à nossa volta. Os alunos são incentivados a levar um caderno de campo, poderão registar as observações, desenhar algumas espécies e/ou elaborar esquemas. Os alunos compreenderão a importância das reserva naturais e como as suas atitudes poderão contribuir para a conservação da natureza.  As atividades permitirão abordar diversos conteúdos previstos nas metas curriculares.

6º ano
Nesta visita de estudo, inspirados pelos animais da lezíria, os alunos irão compreender as adaptações do sistema respiratório e digestivo ao meio e alimento. Observarão as diversas espécies de flora existentes na lezíria e caracterização quanto à reprodução e agentes de polinização.

Conheça melhor estas ofertas e outras para diferentes níveis de ensino Aqui.

Preço:
Visita meio dia | 5€/aluno
Visita dia inteiro | 8€/aluno

Informações e inscrições: 926 458 963 | E-mail

Obs.: Entrada gratuita de 1 professor por cada 6 alunos (pré escolar a 1º ciclo). Entrada gratuita de 1 professor por cada 10 alunos (restantes ciclos de ensino).